Notícias
Entrevista: A vida de viajante do apresentador e blogger Lucas Estevam
- Créditos/Foto:Reprodução/Instagram (@estevampelomundo)
- 21/Novembro/2016
- Maria Beatriz Vaccari
Tags
Lucas Estevam Ferreira conquista fãs na internet e na televisão com suas fotos, matérias e dicas de turismo. Ele é criador do blog Estevam Pelo Mundo, que conquistou mais de 40 mil fãs no YouTube e atua fortemente em redes como Instagram, Snapchat e Twitter. A ascensão meteórica leviou o profissional também para a TV, onde apresenta o programa Estevam Pelo Mundo, que é exibido pelo SBT. Conversamos com ele para entender como é trabalhar com turismo e ser um social media influencer da área. Confira:
Rota de Férias: Quando você decidiu apostar na área de turismo?
Lucas Estevam: Criei o blog há cinco anos. Tudo surgiu como uma brincadeira quando morava na Alemanha e trabalhava no mercado automotivo. Aí foi crescendo, crescendo… E hoje não consigo mais me imaginar fazendo outra coisa.
RF: Qual é o objetivo do Estevam Pelo Mundo?
LE: O Estevam Pelo Mundo é focado em inspirar as pessoas a saírem de sua zona de conforto, caírem no mundo e descobrirem o que realmente as move. Deixo claro que o importante é sempre viajar, independentemente do destino. Atualmente, 70% de meu público tem entre 18 e 40 anos.
RF: Quando percebeu que seria legal investir em mídias sociais e se tornar um influenciador de público?
LE: Tudo surgiu naturalmente após o crescimento do blog e minha entrada na televisão. Após cinco anos da criação do site e três anos no ar, vi que as mídias sociais não são mais um recurso “auxiliar”. Elas são um novo canal para trabalhar destinos, sonhos, marcas e aumentar a interação com os viajantes.
RF: Em quais mídias sociais você atua mais?
LE: Depois da televisão, minhas mídias favoritas são Snapchat (@Lucasestevam), YouTube e Instagram. No primeiro, tenho cerca de 10K visualizações por dia. Já no segundo, somo mais de 2 milhões de views. Além disso, mantenho duas contas com mais de meio milhão de seguidores no Instagram (@EstevamPeloMundo e @DestinosESonhos).
RF: Como você fez para atrair seguidores no começo da carreira?
LE: Acho que a única maneira de atrair seguidores é sendo você mesmo. Eu nunca fiz nada demais. Apenas fui eu mesmo e dei atenção para todos meus seguidores assim que eles apareciam.
RF: De que forma você trabalha a manutenção e conquista de novos seguidores?
LE: O importante é sempre conversar com eles. Crio quadros de perguntas no YouTube e também no Snapchat. Dessa forma, sempre ficamos em contato e nos fortalecemos. Mais importante que buscar novos seguidores é sempre dar toda a atenção que os atuais merecem. Se você não interagir, muitos seguidores não terão vontade de se engajar. Comentar e conversar com outros blogueiros também é importante para mostrar que você acompanha outros trabalhos.
RF: Você usa algum tipo de macete na hora de postar no Instagram?
LE: Uso sempre três hashtags: #EstevamPeloMundo #Viajantes #Imenso.
RF: O Facebook oferece ferramentas de impulsionamento de páginas e posts, enquanto o Instagram tem ferramentas de controle de posts, sem contar a possibilidade (não recomendada) de comprar seguidores falsos. Como você enxerga essas ferramentas?
LE: Sempre digo que as coisas mais feias do mundo são duas: comprar seguidor e bater na mãe (risos). Nunca faça isso! As agências sabem muito bem quem compra seguidores, likes e participa de clubes ou grupos de troca de comentários e curtidas. Não tem absolutamente nada de errado em impulsionar uma página ou publicação no Facebook, mas acredito que crescer de maneira orgânica trará sempre o melhor engajamento do mercado.
RF: Quais equipamentos você usa para postar fotos e vídeos?
LE: Quase todos meus videos da internet e a maioria das fotos do Instagram são feitas com um iPhone. Uso a GoPro apenas durante o dia e quando estou em lugares externos. Minha Canon fica para gravar videos no meu quarto, com outros youtubers e para fazer fotos dos hotéis e lugares que visito para subir no meu blog do R7.com. Normalmente, uso o VSCO Cam para edição de imagens.
RF: Além de conquistar audiência, é possível ganhar dinheiro e monetizar o negócio por meio das mídias sociais?
LE: Com certeza. Uso meu canal do YouTube para contar detalhes e a maneira que encontrei para viver viajando. O importante é criar uma audiência de maneira orgânica. Atualmente, isso tem um altíssimo valor para muitas marcas, destinos e empresas.
RF: Diante de toda a sua experiência, qual lugar do mundo mais te encantou?
LE: Sou fascinado pela Alemanha, mas estou doido para voltar à África! Com certeza ainda tenho muito para ver por lá!
RF: Quais são os seus próximos objetivos?
LE: Inspirar cada vez mais pessoas a descobrirem o mundo e nunca perder a paixão pelo que faço.
RF: Quais dicas você daria para quem deseja se tornar um social media influencer de turismo?
LE: Seja você mesmo e conte sempre a sua história. Busque inspirações, mas crie seu próprio jeito, identidade e estilo de postagens. O não objetivo não deve ser o número de seguidores, mas o que eles irão representar para o mercado.