Dicas para viajar de carro com crianças

6 de outubro de 2016

Por Maria Beatriz Vaccari

Viagens de carro (principalmente as mais longas) com crianças podem ser difíceis e cansativas. Entretanto, algumas dicas simples ajudam a deixar o percurso mais divertido, seguro e agradável para a turma toda. A locadora de veículos Hertz separou algumas indicações que prometem ajudar bastante quem planeja cair na estrada com os pequenos.

A primeira recomendação é criar uma lista de preparativos. Separe itens essenciais, por exemplo: água, petiscos, fraldas, lencinhos, sacolinhas, filtro solar e remédios. Também vale a pena levar um travesseiro e, se estiver frio, um cobertor para deixar a criança mais confortável.

O ideal é pegar a estrada em um horário em que os pequenos estejam acostumados a dormir ou cochilar. Se o trajeto for muito longo, faça paradas estratégicas a cada duas ou três horas. A melhor forma de distrair os baixinhos é o entretenimento, então prepare playlists com músicas que eles gostam, leve tablets com episódios de desenhos e invente jogos criativos.

Segurança

O primeiro passo para fazer uma viagem segura é levar o veículo para uma revisão geral. É preciso lembrar que os pequenos precisam de diferentes tipos de acessórios de segurança. Os bebês de até um ano devem viajar a bordo de um bebê conforto no banco traseiro e voltado para trás. Os pimpolhos de 1 a 4 anos, por sua vez, usam a cadeirinha infantil virada para a frente. O assento de elevação é indicado para as crianças de 4 a 7 anos.

Mesmo se o filhote pedir, não deixe eea tirar o cinto para deitar no banco. Trocar fraldas e amamentar com o carro em movimento também está fora de cogitação. Além de ser mais difícil, é bastante perigoso.  O motorista deve tomar cuidado ainda para não se distrair com as crianças e perder o foco na estrada. Com tudo isso em mente, escolha o roteiro ideal, prepare as malas e faça uma viagem divertida na companhia dos baixinhos.