Crédito: Divulgação/Turismo da Suíça

Vai viajar no feriado? Confira dicas para evitar imprevistos

11 de abril de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

Os feriados prolongados estão com tudo em 2017. Só entre 14 de abril e 1º de maio, serão três. A galera que vai aproveitar as folgas para viajar precisa tomar alguns cuidados para evitar contratempos. A Assist Card, empresa de assistência ao viajante, elaborou dez dicas para que os passageiros se mantenham seguros e aproveitem ao máximo suas viagens ao longo do ano.

LEIA MAIS: Conheça os países que exigem seguro viagem

Beach Park terá programação especial de Páscoa

Faça um planejamento
Planejamento é um dos segredos para fazer uma viagem tranquila. Vale a pena preparar um roteiro de viagem (desde a saída de casa para o aeroporto até a volta) e pesquisar sobre costumes e regras de cada destino. Recomenda-se que o viajante também pesquise sobre a cultura e gastronomia do local.

Verifique documentos
Antes de sair de casa, cheque todos os documentos. Países do Mercosul liberam a entrada de brasileiros apenas com o RG – a data de emissão não pode ultrapassar dez anos. Para outros destinos internacionais, é preciso apresentar o passaporte. Alguns também exigem vistos específicos.

Confirme suas reservas
Normalmente, os sites de reservas de hotéis funcionam bem. Entretanto, vale a pena reforçar a confirmação. Se tiver comprado as diárias pela internet, entre em contato com o estabelecimento para verificar se o seu quarto está realmente reservado. O mesmo vale para excursões e passeios.

Bagagem
Na hora de preparar a bagagem para uma viagem de avião, siga conselhos de especialistas para organizar os itens da melhor forma possível. Quando a mala estiver fechada, adicione tags de identificação e aplique adesivos ou fitas coloridas para diferenciá-las facilmente nas esteiras. Para evitar problemas, não despache objetos de valor, documentos importantes e dinheiro. O ideal é carregar esses itens em bolsas de mão ou doleiras.

Vacinas e medicamentos
Alguns países exigem vacinas, como a da febre amarela. O viajante deve tomar uma dose pelo menos 10 dias antes do embarque e apresentar a carteira de vacinação na imigração. O pessoal que usa medicamentos controlados precisa fazer um estoque para a viagem e carregar receitas para comprovar que realmente utilizam os remédios.

Assistência em viagem
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Os planos de assistência viagem podem ser uma boa opção para quem quer passear sem esquentar a cabeça. Os pacotes cobrem diversas necessidades, como assistência médica, auxílio odontológico, assessoria jurídica e problemas com extravio de malas.

Gestantes e idosos
Mulheres grávidas e idosos precisam tomar cuidados extras. Em alguns casos, as companhias aéreas reservam lugares mais espaçosos e confortáveis para as futuras mamães. A galera que chegou à melhor idade precisa evitar tours muito desgastantes e tomar cuidado com a alimentação.