Dicas para acertar na hora de escolher um hotel

20 de junho de 2018

Maria Beatriz Vaccari

Aí você decide viajar e vem aquele monte de ofertas na internet. Compara preços, compara fotos, compara comentários… E a dúvida permanece. Mas o fato é que é vale a pena quebrar um pouco a cabeça na hora de decidir um lugar para se hospedar, já que a escolha errada pode dar uma dor de cabeça danada. A reportagem do Rota de Férias separou algumas dicas para te ajudar na procura de hotéis, pousadas, resorts e hostels no Brasil e no mundo.

LEIA MAIS: Hotel, casa ou complexos de diversões? Onde ficar em Orlando
Conheça os 100 melhores hotéis do mundo

Como escolher um hotel

O primeiro passo para encontrar a hospedagem ideal é analisar seu perfil e saber o que você está buscando. Luxo? Simplicidade? Apenas um lugar para largar as malas e dormir no final do dia? Com isso em mente, comece a ver quais empreendimentos combinam mais com o seu estilo.

É fundamental também checar a localização dos hotéis antes de reservar. Afinal, o que adianta pagar barato para ficar longe e depois perder um tempão e gastar uma nota com transporte? Por isso, locais próximos aos centros comerciais tendem a ser mais práticos para quem gosta de passear a pé ou usando transporte público. Alguns hotéis também organizam passeios e oferecem transporte gratuito para pontos turísticos. Há também quem prefira ficar perto de onde a noite é mais agitada, já que esse é o período em que é mais complicado fazer longos deslocamentos.

Se estiver de carro, confira se as instalações oferecem estacionamento. Em alguns casos, o serviço é pago a parte. O mesmo vale para a conexão wifi e a taxa de resort (tarifa extra cobrada diariamente ou semanalmente por hotéis com complexos aquáticos ou de lazer). Dependendo da reserva, os serviços de limpeza também podem não estar inclusos.

Outra dica importante é se atentar às opções de alimentação. Os pacotes mais comuns no Brasil oferecem apenas café da manhã. Nos Estados Unidos e na Europa, nem isso. O sistema all inclusive, adotado principalmente por resorts, é uma boa opção para quem pretende ficar bastante no hotel.

Experiências e indicações

Uma das melhores opções para se informar sobre hospedagens é conversar com quem conhece. Procure pegar opinião de amigos e conhecidos que já visitaram o destino e se informe na web. Os sites de reservas, como o Booking.com, contam com campos de comentários.

Vale a pena perder um tempinho lendo a opinião dos hóspedes que já passaram pelo local. A maioria das plataformas permite ver a avaliação das instalações separadamente, divididas em itens como funcionários, conforto, localização e limpeza.

É legal também ver as fotos tiradas por hóspedes, e não apenas as de divulgação. Assim, você terá uma noção mais real de onde irá ficar e minimizará a chance de tomar uma rasteira do local escolhido.