Notícias
Dicas de viagem para quem vai a Guarajuba, na Bahia
- Créditos/Foto:Capitu on Visualhunt / CC BY-NC
- 28/Agosto/2018
- Redação
A praia da Guarajuba, na cidade da Camaçari (BA), atrai uma série de pessoas por conta de suas belezas naturais e atrações nos arredores. Quem ainda não conhece a região pode ficar um pouco perdido com tantas opções. Confira um guia completo para curtir o destino da melhor forma possível.
LEIA MAIS: CINCO PRAIAS INUSITADAS PARA FUGIR DO ÓBVIO
DESCUBRA AS MELHORES VILAS DE PRAIA DO BRASIL
Guia para conhecer Guarajuba e região
-
Praia de Guarajuba
A Praia de Guarajuba é sempre o primeiro lugar da lista. É por causa dela que a maioria das pessoas visita a região. O local, que fica a 42 km de Salvador, tem uma paisagem com areia branquinha e água bem clara.
Além de ser uma das praias mais conhecidas do Norte da Bahia, Guarajuba também é uma das mais visitadas no Nordeste. Marcada por abrigar uma antiga vila de pescadores, a região é perfeita para quem quer descansar e sentir a brisa do mar, mas também traz opções com mais adrenalina, como a possibilidade de praticar esportes radicais no mar.
O destino conta com uma infraestrutura completa, com boas opções de hospedagem e quiosques bacanas na praia.
-
Projeto Tamar
O Projeto Tamar é uma iniciativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para preservar a rica vida marinha que existe no Brasil, com destaque para as tartarugas. Quem vai a Guarajuba pode conhecer o programa de perto. Basta percorrer o caminho até a Praia do Forte, que fica a menos de 17 km, para chegar ao museu, um dos mais frequentados de todo o Brasil.
O local conta com tanques e aquários de água salgada, salas de vídeo, cinema, multimídia, loja e restaurante. O visitante ainda consegue conhecer 4 das 5 espécies de tartarugas marinhas que vivem no Brasil.
-
Castelo Garcia D’Ávila
O Castelo Garcia D’Ávila é o único castelo medieval que existe no Brasil e na América Latina. Também conhecido como Casa da Torre, o local demorou 74 anos até finalmente ficar pronto, em 1624, a mando de Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil.
Na época, o castelo era utilizado para abrigar a família real e também para a tortura dos indígenas, que foram escravizados pelos portugueses. Depois de muito tempo, em 1835, o castelo foi abandonado.
Atualmente, o prédio está parcialmente em ruínas. Algumas áreas ainda estão preservadas, como a capela, que continuou a ser utilizada mesmo após o abandono do castelo.
Vale a pena visitar o local para aprender mais sobre a história e a cultura do Brasil. De quebra, é possível acompanhar de perto toda a beleza arquitetônica da construção.
-
Praias e mais praias encantadoras
A cidade de Camaçari e a região aos arredores contam com praias maravilhosas. Quando estiver por lé, não deixe de conhecer os seguintes destinos: Por isso, quando estiver lá, você não pode deixar de conhecer os seguintes destinos paradisíacos:
Praia de Itacimirim (13 km);
Praia do Jacuípe (19 km);
Praia de Santo Antônio (34 km);
Praia de Jauá (35 km);
Praia Costa do Sauípe (42 km).
-
Bons Restaurantes na Região
Depois de nadar, mergulhar, jogar bola na areia, fazer caminhada ou até mesmo ficar na cadeira de praia ou na esteira tomando sol, a fome vai apertar. Esses são alguns dos melhores restaurantes da região:
Bar do Carlinhos: lugar perfeito para experimentar pratos típicos da região, como moqueca mista de camarão e lagosta, tarioba ou moqueca de badejo. Casquinhas de siri e pastéis de camarão também estão no menu do restaurante.
Bar do Prefeitinho Jr.: mariscada, caranguejo, casquinha de lagosta e moquecas de peixe são algumas das especialidades da casa, todas muito bem temperadas.
La Cantina Restaurante e Pizzaria: você não precisa abrir mão daquela pizza no sábado à noite com a família e os amigos. Além disso, também dá para provar massas e ótimos pratos da culinária italiana.
Fonte: Guarajuba Imóveis