Como tirar passaporte: passo a passo, documentos e valores

Como tirar passaporte: passo a passo, documentos e valores

Maria Beatriz Vaccari
Do Rota de Férias

10/09/2018 | 14:17


Atualizada às 10h07

O viajante brasileiro precisa do passaporte para a maioria das viagens internacionais – as únicas exceções são os países membros do Mercosul, que permitem entradas apenas com o RG. O Rota de Férias preparou um guia completo e atualizado para quem pretende tirar passaporte em 2018. Confira:

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Descubra como tirar passaporte no Brasil

Documentos para tirar passaporte

O primeiro passo do processo para tirar passaporte é separar todos os documentos necessários. O solicitante maior de 18 anos deve apresentar:

  • Documento de Identidade
  • Certidão de casamento ou divórcio
  • Título de eleitor
  • Documento de quitação com o serviço militar
  • CPF

Vale ressaltar que, normalmente, é preciso apresentar as vias originais. Para mais detalhes, acesse a lista de documentos disponibilizada na página da Polícia Federal.

Solicitação do passaporte

Todas as pessoas que pretendem tirar passaporte no Brasil precisam preencher um formulário de emissão no site da Polícia Federal. Para acessá-lo, clique aqui.

Depois de indicar todas as informações solicitadas, confira os dados cuidadosamente. Possíveis erros de digitação ou divergências podem prejudicar o andamento do processo.

Tirar passaporte: taxa de emissão

Atualmente, o valor para tirar passaporte é de R$ 257,25. A cobrança será feita por meio de uma guia chamada GRU, que deve ser paga dentro da data de vencimento.

LEIA MAIS: OVERBOOKING, PERDA DE PASSAPORTE, VOO ATRASADO: O QUE FAZER?
OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE VOOS CANCELADOS OU ATRASADOS

Agendamento: passaporte

O agendamento para tirar passaporte só pode ser realizado após a quitação da GRU. Normalmente, a compensação do pagamento demora de um a três dias. Após a confirmação, o solicitante pode marcar um atendimento presencial em uma das unidades emissoras do documento.

O próximo passo é comparecer ao posto escolhido na data agendada. Para evitar problemas, recomenda-se que a pessoa chegue pelo menos 15 minutos antes do horário do atendimento.

Vale lembrar que, além dos documentos citados acima, o solicitante também deve ter em mãos o comprovante de pagamento da GRU e a confirmação do agendamento do atendimento presencial.

Consulta e retirada 

Depois da solicitação, o viajante pode acessar o site da Polícia Federal para companhar o andamento do processo. Basta entrar na área chamada Consultar solicitação de passaporte e inserir o número do protocolo e o CPF. Normalmente, o documento fica pronto em poucos dias.

A retirada deve ser feita pelo titular. Ele precisa presentar documento de identidade, passar pela conferência da impressão digital e assinar o documento.