Destinos na América do Sul: opções de viagens baratas

27 de julho de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

O viajante que busca boa gastronomia, atrações diferenciadas e cenários naturais pode aproveitar para explorar destinos na América do Sul. O Rota de Férias reuniu uma seleção de países e cidades ideais para quem quer passear sem gastar muito.

LEIA MAIS: AMÉRICA DO SUL: SUGESTÕES DE ROTEIRO PELO CHILE
AS MELHORES ESTAÇÕES DE ESQUI DA AMÉRICA DO SUL

Destinos baratos – América do Sul 2018

  • Viagens internacionais

Normalmente, viajar para destinos na América do Sul acaba sendo mais barato do que visitar países da América do Norte, Europa e Oceania. Isso acontece, principalmente, por conta da proximidade com o Brasil e das moedas usadas usadas em locais como Argentina, Peru e Colômbia. Além disso, boa parte das cidades conta com uma boa seleção de hostels e acomodações da plataforma Airbnb, que tendem a ser mais econômicas do que hotéis e pousadas.

O Chile é uma ótima opção para quem quer conhecer diferentes cenários em um único país. A porta de entrada é a capital Santiago, que encanta pelo ar urbano e é recheada de pontos turísticos bacanas. Quem quer praticar esportes de neve pode rodar um pouquinho de carro e visitar as estações de esqui Valle Nevado e Portillo.

Pixabay
Mapa da América do Sul

Mapa da América do Sul

Os viajantes que preferem viagens contemplativas devem seguir para a região do Atacama. O deserto esconde paisagens de tirar o fôlego e é dono do céu mais limpo do mundo. Outra opção legal é o arquipélago de Chiloé, que chama atenção pelos fiordes cercados por vegetações bem verdinhas.

A Argentina também pode ser uma boa pedida para fazer uma viagem inesquecível sem gastar muito. Vale a pena passar alguns dias em Buenos Aires e depois explorar cidades como Bariloche, Mendoza e Ushuaia. O melhor de tudo é que o Uruguai é logo ali, por isso, muita gente estica a visita à terra dos hermanos e aproveita para conhecer Montevidéu e Punta Del Este.

Na Colômbia, é possível visitar Bogotá, a capital. Depois, a sugestão é seguir para Cartagena e aproveitar para visitar a bela Ilha de Capurganá, que, em termos de beleza, bate de frente com os melhores destinos da América Central. Já no Peru, o grande destaque fica por conta de Cusco e da misteriosa Machu Picchu.

  • Destinos no Brasil

O Brasil é um dos grandes destaques da América do Sul. Dá para visitar destinos que variam muito conforme a região do País, mas que sempre oferecem experiências bacanas. O Nordeste, por exemplo, é conhecido por suas belas praias, boa gastronomia e muita animação. Maceió (AL), Salvador (BA) e Porto de Galinhas (PE) são ótimas opções para quem quer relaxar de vez e curtir o clima de sol e mar.

Amazônia e Pantanal costumam agradar os viajantes que gostam de aventuras. No sul, Foz do Iguaçu (PR) é um dos grandes destaques. A cidade abriga as famosas cataratas e fica pertinho das fronteiras com o Paraguai e a Argentina.

No Sudeste, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) são sempre uma boa pedida. Além de abrigarem uma série de atrações para todos os gostos e bolsos, as cidades ficam próximas de destinos cheios de charme. Entre eles, Campos do Jordão, Paraty e Maresias.