Destino
Toscana
- 01/Fevereiro/2016
- Bianca Bellucci
Serviços
Hotel Calzaiuoli
Bem localizado, entre o Duomo e a Ponte Vecchio, tem quartos confortáveis e bom atendimento. É um bom lugar para ficar em Florença.
Hotel Alessandro della Spina
Não só próximo à Torre de Pisa, mas também ao aeroporto e a estação ferroviária, o hotel tem quartos grandes e café da manhã reforçado com café expresso, cappuccino, iogurte e croissant de chocolate.
Palazzo Ravizza
Hotel com quartos com vistas para o Duomo. Tem quartos grandes e conta com um jardim de fundo que possui uma bela paisagem dos campos toscanos. Está localizado em Siena.
Castello Del Nero
O hotel ocupa uma construção do século 12 em meio aos vinhedos de Chianti, nas proximidades de Florença e Siena. É um dos melhores cinco estrelas das redondezas, com destaque para o spa.
Caffe Rivoire
Aqui você prova o chocolate quente mais famoso da Toscana enquanto observa o vaivém da Piazza della Signoria, na Florença.
Perché no!
Passe aqui para tomar um dos gelatos mais premiados da Toscana. Um dos sabores mais pedidos é o baccio, que leva um chocolate delicioso. Fica em Florença.
Trattoria ZàZà
Apesar de turística, esta trattoria de Florença serve ótimas massas e bistecas à fiorentina divinas. De sobremesa, peça o biscoito cantuccini com Vinho Santo. Na parede, tem um quadro do jogador brasileiro Edmundo, que frequentava a casa quando atuava pela Fiorentina.
'O Munaciello
Prepare-se para saborear uma das melhores pizzas da Itália. O estilo é napolitano, mas a casa fica em Florença. A decoração traz diversas referências a teatro e ao Napoli, time de futebol.
Osteria Le Logge
Situada em Siena, é uma boa pedia para provar massas.
Ristorante Il Pozzo
Fica no distrito rural de Monteriggioni, a 15 km de Siena. É indicação do novelista Silvio de Abreu, que recomenda uma massa com molho de javali, o tagliatelle al Cinghiale, acompanhada de um bom vinho toscano encorpado.
Gelateria di Piazza
Em San Gimignano, tem (só) o sorvete mais famoso de toda a Itália. Até o de gorgonzola é surpreendentemente bom. Duro é encarar as costumeiras filas na porta.
Roteiro
Florença
Passeie pela bela Catedral de Santa Maria Del Fiore, o Campanário de Giotto e o Batistério de São João. Suba as escadarias para ter vistas arrebatadoras da cidade.
– Caminhe pela Piazza di S.Lorenzo e faça compras na feirinha. É uma diversão. Lá, encontra-se de tudo: relógios, bolsas, lembrancinhas, luvas, echarpe e muito mais.
– Programe-se para passar demoradas horas nos restaurantes locais. E não deixe de ir às sorveterias. Algumas das melhores do mundo ficam em Florença.
– Caminhe até a Piazza della Signoria, onde fica o Palazzo Vecchio. Em frente a ele há uma réplica da estátua de Davi, de Michelangelo. Até 1873, a original ficava exatamente nesse lugar.
– Faça compras nas lojas de grife da região e não deixe de caminhar até a Ponte Vecchia, um dos símbolos da cidade.
– Do lado de lá da ponte, suba a ladeira rumo à Piazzale Michelangelo, de onde se tem a mais famosa vista de Florença.
Florença
Florença é a terra do Renascimento, então reserve o dia para ir a alguns dos melhores museus do mundo. O mais importante de todos é a Galleria degli Uffizi, com obras de Raffaello, Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Tiziano, Durer e Rubens, entre outros.
– Reserve ao menos uma hora para ir à Galleria dell’Accademia, onde está o Davi original de Michelangelo. Mesmo que não goste de artes, vá. É inesquecível.
– Se sobrar tempo, conheça outras joias de Florença, como a Capela dos Médici e a Igreja Santa Croce (nesta última estão sepultados Michelangelo, Maquiavel, Galileu).
Pisa e Lucca
De trem, carro, ônibus… Não importa. Chegou a hora de explorar a Toscana. Vale a pena conhecer cidades como a famosa Pisa, palco da Piazza dei Miracoli. Ali está a famosa torre torta e um batistério. Entre nele apenas se tiver tempo sobrando.
– Em Lucca, siga para a Piazza San Michele, lotada de restaurantes pega-turistas e lojinhas de souvenires. O lugar foi palco de um antigo coliseu (o único vestígio é mesmo o formato).
– Percorrer a Passeggiata della Mura, o caminho sobre as muralhas da cidade, é a melhor maneira de desvendá-la. São 4 km que valem o esforço. Aproveite também para conhecer a Piazza Anfiteatro, com casinhas construídas sobre um antigo anfiteatro romano, e a Catedral di San Martino.
Siena e San Gimignano
Siga para Siena, onde você precisa visitar o Duomo, palco de obras de Donatello, Michelangelo e outros renascentistas. Visite a cripta com afrescos do século 13 e o museu com imagens góticas e esculturas.
– Vá até a Piazza del Campo, onde é realizado o famoso Palio, corrida de cavalos que acontece sempre em julho e agosto. Sente no chão e curta a arquitetura exótica da praça, onde ficam os edifícios do Palazzo Pubblico, em que funciona a prefeitura, e do Museo Cívico, com sua bela Torre del Mangia.
– Dali, vá a imperdível San Gimignano. Além das 14 torres medievais que marcam a paisagem local, cercada por vinhedos (programe-se para almoçar em um deles), não deixe de conhecer as duas construções na Piazza del Duomo: a Basílica Collegiata, com seus muitos afrescos e uma torre-mirante; e a pinacoteca do Palazzo Comunale, com sua Torre Grossa, de onde se avistam os belos campos ao redor.
– De tão famosa, a Gelateria di Piazza é um ponto turístico. É considerada a melhor do mundo. Peça um sorvete por lá e tire a prova.
Arezzo, Montepulciano ou Cinque Terre
Escolha uma direção e ande despretensiosamente pelas belas cidades da toscana. Dá para ir para as simpáticas Arezzo e Cortona, com ares medievais, a cênica Montepulciano, dona de célebres vinhos, e muitas outras.
– Caso queira esticar um pouco mais a viagem, siga para Cinque Terre, no litoral, e conheça cinco cidades pequenas, coloridas e com atmosfera vibrante, onde é uma delícia caminhar e pedalar à beira-mar.