• Crédito: Divulgação

    Plöenlein, cartão-postal da cidade

  • Crédito: Sivulgação

    Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf

  • Crédito: Divulgação

    Ronte St. George’s e casas medievais

  • Crédito: Paulo Basso Jr.

    Vista da torre da prefeitura

1 DIA EM ROTHENBURG-OB-DER-TAUBER


TODO DIA É DIA DE NATAL NESTA CIDADE MEDIEVAL QUE FICA NA ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA

1 º dia +

Mapa da sua rota

Clima medieval e lojas de Natal

– Comece o dia na Marktplatz, onde é possível ver a prefeitura e uma série de edificações históricas. Ali, entre abril e outubro, rola o mercado de Natal.

– Volte os olhos para a torre da Ratstrinkstube, antiga Câmara dos Vereadores. A cada hora cheia entre 11h e 15h e 20h e 22h, um boneco sai da janela e bebe uma grande taça de vinho, celebrando a lenda de que um general encerrou uma guerra religiosa na cidade após aceitar o desafio de tomar mais de três litros da bebida.

– Caso esteja com o físico em dia, encare a escadaria da Torre da Prefeitura, de onde se tem uma linda vista da cidade.

– Caminhe rumo a outros pontos turísticos de Rothenburg-ob-der-Tauber, como a fonte St. George’s e a igreja protestante St Jacob´s, onde está o altar de madeira “Heilig Blut Altar”, de Tilman Riemenschneider.

– Ande pelas ruas medievais até alcançar a Plöenlein, bifurcação da Schmiedgasse, que se transforma nas ruas Spitalgasse e Mühlacker. Esta é a esquina mais fotogênica de Rothenburg-ob-der-Tauber, com uma casinha medieval típica e torres ao fundo.

– Depois do almoço, siga para a Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf (Vila Natalina), uma loja enorme onde, o ano inteiro, é possível encontrar tudo que se imagina de Natal. O local serve de palco também para o German Christmas Museum.

– Passe o final da tarde nos trechos de muros e portões medievais que cercam o centro histórico. Um bom local é o que dá acesso ao Jardim do Castelo, onde anteriormente ficava uma fortaleza. De lá é possível observar a bucólica ponte Doppelbrücke (Ponte Dupla), no vale que cerca a cidade.

– Durante a noite, não deixe de fazer o tour Walking Tour with the Night Watchman, um passeio pelas ruas da cidade guiado por um ator. O clima medieval toma conta da brincadeira.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Alter Keller (http://www.rothenburg-restaurant.de/)

Aqui você encontra comida alemã por ótimos preços. E o melhor de tudo é que a casa tem um clima medieval que combina perfeitamente com a cidade.

Reichskuchenmeister (http://www.flairhotel-rothenburg.de/home.html)

Localizado no hotel de mesmo nome, tem pratos típicos, como carne de porco com champignons. É um bom lugar para ir depois do tour noturno, já que uma adega fica aberta até mais tarde e serve ótimas sopas.

Zur Holl (http://www.hoell-rothenburg.de/)

Pequeno e com ares medievais, este restaurante serve excelentes knodles e outros pratos típicos da Alemanha. O serviço é muito bom, assim como o sabor que vem da cozinha.

Hotéis+

Altes Brauhaus (http://www.booking.com/hotel/de/altes-brauhaus-rothenburg-o-t.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-de-altesNbrauhausNrothenburgNoNt-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsS7-B%3Achrome-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=f70de9396a9ce021c000f9fa7b807623;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Fica bem localizado, dentro da cidade murada, e tem um clima supercharmoso. O ambiente, contudo, é bastante simples.

Herrnschloesschen (http://www.booking.com/hotel/de/herrnschloesschen-restaurant-garden.pt-br.html)

Charmoso, este hotel tem um bom café colonial e um restaurante gostoso para jantar. Tem quartos amplos e um belo jardim. O estilo arquitetônico é medieval.

Burghotel (http://www.booking.com/hotel/de/burghotel.pt-br.html)

Mais um hotel simples, porém com ótimo atendimento. O clima é bastante gostoso e os quartos são amplos.

Booking.com