1 DIA EM PETRA

SONHO DOS VIAJANTES, A CIDADE PETRIFICADA DA JORDÂNIA É UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
Mapa da sua rota
Siq, Tesouro e Monastério
– Petra é um sítio histórico fechado cujo acesso se dá pela cidade de Wadi Musa. Para acessar a cidade petrificada é preciso comprar ingresso na porta.
– Após passar por uma área aberta, alcança-se a entrada do Siq, um desfiladeiro de 1,2 km com paredões de até 100 metros de altura, ora mais largos, ora bem estreitos.
– É possível alugar cavalos e charretes para atravessar o Siq, mas, se você estiver com o físico em dia, vá caminhando para apreciar a formação geográfica, que destaca rochas avermelhadas sinuosas e rendem belas fotos.
– Já no final do Siq é possível avistar, por uma fresta nas rochas, o Al Khazneh, mais conhecido como Tesouro, o principal monumento de Petra. O local parece um templo, mas, na verdade, é um sarcófago. Tem 39 metros de altura por 25 de largura com colunas greco-romanas esculpidas na rocha.
– Não dá para entrar no Tesouro, mas você tem a oportunidade de ficar bastante tempo ali fazendo fotos. Dá até para posar em cima de camelos. Uma boa dica é ficar por lá entre 9h e 10h, quando a luz do sol chega à fachada da edificação e a deixa ainda mais bonita.
– Siga para o lado direito do sítio histórico até alcançar a sequência de prédios escavados das Tumbas Reais. Ali, o acesso ao interior de algumas edificações é permitido. O interior é bastante semelhante ao de todas as construções de Petra, inclusive o Tesouro. Manchas coloridas de calcário raspado enfeitam o teto desses ambientes criando efeitos muito bonitos.
– Visite outros monumentos locais, como o teatro antigo, a igreja bizantina, mirantes, templos e tumbas.
– Pare para descansar no Centro de Visitantes, que conta com dois restaurantes. O local também conta com um museu, que conta a história de Petra.
– Ali pertinho está a escadaria de mais de 800 degraus que leva até a segunda edificação mais importante da cidade: o Monastério. Trata-se de um templo de 50 metros de largura por 45 de altura, esculpido em um paredão.
– A subida é longa e cansativa, então separe um bom tempo para ir e voltar.
– Durante a noite, caminhe pelas ruas de Wadi Musa, que é forrada de hotéis, lojas e restaurantes de todos os níveis. Não deixe de visitar as lojinhas que vendem mirra.
– Outra opção, caso esteja disponível no dia, é voltar à Petra para a experiência Petra by Night, quando velas são acessas e criam um clima especial em frente ao Tesouro.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa

Os leitores do Rota de Férias têm 10% de desconto nos chips de internet e telefone da Viaje Conectado. Serve para EUA, Europa e muito mais. Use o cupom rotadeferias