3 DIAS EM OXFORD


O QUE FAZER EM OXFORD, COM SUA A MONUMENTAL ARQUITETURA GÓTICA INGLESA QUE REMETE AOS FILMES DE HARRY POTTER

1 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Oxford

Universidade: como num filme de Harry Potter

  • Uma das maiores faculdade da universidade, a Christ Church é também uma das mais visitadas por ter sido cenário para alguns filmes de Harry Potter. A caminhada da estação de trem até lá leva cerca de 20 minutos — ou pegue o ônibus 5 até lá. Explore a grandiosa escadaria e o refeitório repleto de quadros de figuras importantes na história da universidade.
  • Suba a rua em frente à Christ Church até a High Street. A avenida paralela, Broad Street, tem algumas belas faculdades e um dos prédios mais icônicos da cidade, o Sheldonian Theatre, onde as cerimônias de formatura costumam ocorrer.
  • Ao lado do Sheldonian, fica a biblioteca Bodleian, uma das maiores do mundo e também set de filmagem de Harry Potter. Há tours guiados de uma hora.
  • Procure a saída da biblioteca que dá para a Radcliffe Camera, um imponente prédio circular. Na mesma praça está a University Church of St. Mary the Virgin. Suba na torre da igreja para clicar o horizonte pontilhado pelas pináculos medievais de Oxford.
  • O nome engana, mas a New College é uma das mais antigas de Oxford — sendo, inclusive, limitada pelos muros da cidade da Era Medieval. O ponto alto desta faculdade são os claustros, que também serviram de locação para Harry Potter.
  • Fundada no final do século 19, a Keble tem uma dos projetos arquitetônicos mais únicos entre as faculdades de Oxford. A fachada de tijolos policromáticos apelidada de “zebra” pode ser vista na bela capela. Saindo da New College pela Holywell Street, entre na Parks Road para encontrar a Keble.
  • Termine o dia como os estudantes: visitando um pub como o Turf Tavern ou o Eagle and Child, onde J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis se encontraram por anos para discutir seus livros “O Senhor dos Anéis” e “As Crônicas de Nárnia”, respectivamente.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Oxford

Museus

  • Comece o dia explorando um dos museus mais antigos do mundo, o Ashmolean, dedicado a arte e arqueologia. Fundado em 1683, o museu tem uma ampla coleção de artefatos e múmias do Antigo Egito; e também mestres europeus como Van Gogh e Rembrandt.
  • No caminho para o seu próximo museu, pare no almoço no Covered Market — o mercado de Oxford.
  • Na Parks Road, o Oxford University Natural History Museum fica dentro de um prédio de 1861, em estilo neo-gótico e com um teto de vidro. Sua coleção inclui um dodo empalhado — a ave extinta foi imortalizada no livro “Alice no País das Maravilhas”, escrito por Lewis Carroll, que estudou e viveu em Oxford.
  • Um corredor separa o Oxford University Natural History Museum do Pitt Rivers Museum, este dedicado a antropologia. A coleção inclui artefatos trazidos pelo explorador britânico James Cook (1728-1779),  considerado o primeiro europeu na Austrália e no Havaí.
  • Aproveite o fim de tarde para fazer um passeio de barco pelo Rio Cherwell. As típicas embarcações de madeira são chamadas punts e são guiadas de modo similar às gôndolas. Vale tanto testar a mão com os punts e dificilmente sair do lugar como contratar alguém para guiar o barco.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Oxford

Visitando o lar de Churchill

  • Pegue o ônibus S3 saindo da estação de trem para Blenheim Palace, patrimônio histórico tombado pela Unesco. Tapeçarias, louças, móveis e obras de arte estão expostos. Também há uma área dedicada ao o ex-primeiro-ministro Winston Churchill, que nasceu ali.
  • Caminhe pelos extensos jardins do palácio e aproveite para fazer um piquenique no gramado.
  • A pitoresca vila de Woodstock fica a poucos minutos do palácio. Aproveite para descobrir as lojas de decoração, galerias e os pubs do lugar.

Na hora de montar um roteiro sobre o que fazer em Oxford, consulte também o site oficial de turismo da cidade.

ROTEIROS RELACIONADOS

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Eagle and Child (http://www.nicholsonspubs.co.uk/restaurants/southeast/theeagleandchildoxford)

O pub onde J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis se encontravam tem um típico menu de pub, com fish and chips (peixe e batata fritos) e torta de bife preparado na cerveja.

Quod (http://www.quod.co.uk/)

Um ambiente contemporâneo, com menu leve e bem preparado. Diariamente, de 12h às 23h.

Jam Factory (http://www.thejamfactoryoxford.com)

Agradável café próximo à estação de trem, serve saladas frescas e hambúrgueres deliciosos.

Hotéis+

Mercure (http://www.booking.com/hotel/gb/eastgatehotel.pt-br.html)

Na borda do centro histórico, porém, em uma tranquila ruela. São 64 quartos.

The Buttery Hotel (http://www.thejamfactoryoxford.com)

Em um prédio histórico na Broad Street, com quartos simples mas confortáveis.

Old Bank Hotel (http://www.booking.com/hotel/gb/the-old-bank.pt-br.html)

Numa das principais avenidas do Centro, é um dos hotéis mais elegantes da cidade.

Dicas e Curiosidades+

Como funciona a Universidade

As mais de 30 faculdades (colleges) que compõem a Universidade de Oxford selecionam os alunos e oferecem toda a assistência possível, inclusive a acomodação, as refeições e as salas de aula. A universidade só cuida de assuntos acadêmicos. Assim, os alunos se espalham por prédios centenários, construídos em diferentes épocas, em estilos diversos, para inspirar os cérebros acadêmicos. Em geral, turistas podem visitar os pátios, refeitórios e capelas. Muitas faculdades fecham a visitação na hora do almoço.

Compras

O ônibus S5 leva em 30 minutos da estação de trem de Oxford até o Bicester Village, um dos maiores outlets do país dedicado a grifes consagradas como Carolina Herrera, Céline, Missoni e Michael Kors.

Booking.com