5 DIAS EM MELBOURNE


POLO CULTURAL DA AUSTRÁLIA, CIDADE TEM CLIMA COOL, BARES TRANSADOS E FARTA OFERTA DE LAZER

1 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Melbourne (Austrália)

Museus e parque no centro

  • Um dos principais cartões-postais de Melbourne é o moderno prédio na praça Federation Square, que é parte coberta. Nos fins de semana há sempre shows, feiras e outros eventos culturais por lá.
  • Atravesse a praça para conhecer a catedral de Melbourne, construída em 1851.
  • Explore o Australian Centre for the Moving Image (ACMI), dedicado a artes em vídeo com ótima programação.
  • Cruze a ponte sobre o Rio Yarra, que atravessa a cidade de Melbourne para visitar os principais museus na St. Kilda Road. Reserve ao menos duas horas para a National Gallery of Victoria e o outras duas para o Australian Center for Contemporary Art, este na perpendicular Dodo St.
  • Ande até a Eureka Tower, o maior prédio da cidade. Suba até o Eureka Skydeck 88, no 88º andar, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.
  • De volta ao chão, atravesse a St. Kilda Road para descobrir uma das maiores áreas verdes de Melbourne, o King’s Domain. Monumentos, jardins e o palácio do governo do estado são algumas das atrações desta área.
  • Ainda no King’s Domain, caminhe até o lago e faça um passeio nos barcos de madeira a remo tipicamente ingleses, os punts.
  • À noite, passeio pelo calçadão à beira do rio na região de Southbank, onde há uma série de cassinos, bem como restaurantes e bares agradáveis.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Melbourne (Austrália)

Arte de rua, compras e a prisão de Ned Kelly

  • O centro de Melbourne parece com qualquer outro repleto de arranha-céus até que se entra na Hosier Lane, uma das primeiras vielas a ser tomada por artistas de rua. É uma galeria de arte a céu aberto em que todos os espaços são preenchidos de cor.
  • Depois siga para as ruelas Duckboard Place e AC/DC e fique atento para achar nos muros os desenhos feitos por Banksy, um dos artistas de rua mais famosos do mundo.
  • Caminhe pela rua Elizabeth até o Queen Victoria Market, prédio de 1878 ocupando dois quarteirões, onde até hoje funciona um mercado com áreas dedicadas a carnes, legumes, pães e queijos e também roupas e artigos de decoração.
  • Ouça as histórias do criminoso mais famoso da Austrália, Ned Kelly — que já foi interpretado pelo ator Heath Ledger em filme homônimo —, na prisão Old Melbourne Gaol.
  • Volte pela rua Spring para clicar os prédios do Parlamento e a segunda catedral da cidade de Melbourne, a de St. Patrick, em estilo gótico.
  • Curta a vida noturna concentrada entre o centro e Chinatown, em vielas como a Croft e Tattersalls.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Melbourne (Austrália)

Great Ocean Road

  • Tours de um dia inteiro saem de Melbourne para um dos cartões-postais mais icônicos da Austrália, a Great Ocean Road. Uma das primeiras paradas é no Great Otway National Park com floresta tropical preservada.
  • Passe algumas horas na cênica Bells Beach, onde fica o Australian National Surfing Museum.
  • Os passeios também garantem a vista de coalas em seu habitat natural.
  •  O último ponto da jornada costuma ser os Doze Apóstolos, um conjunto rochas diante de falésias dramáticas.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
4 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Melbourne (Austrália)

Docklands e Fitzroy

  • A moderna área das docas de Melbourne abriga atrações familiares como o estádio de futebol Etihad e o parque de diversões Wonderland.
  • Para ter uma bela vista da cidade, suba na roda-gigante Melbourne Star, em frente ao Wonderland.
  • Aproveite para fazer compras no Harbour Town Shopping Centre.
  • Se ainda tiver tempo, cruze a cidade para descobrir um dos subúrbios mais antigos (e hipsters) de Melbourne, Fitzroy. Chegue durante a tarde à Gertrude Street para fazer compras em brechós e estique a noite nos bares da região.
* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
5 º dia +

Mapa da sua rota

O que fazer em Melbourne (Austrália)

Praia de St. Kilda, South Yarra e Prahran

  • Melbourne tem algumas praias interessantes, sobretudo no verão. A mais famosa delas é St. Kilda, de onde se tem um belo pôr do sol.
  • Aproveite também para visitar Brighton, repleta de pitorescas casinhas coloridas de marida erguidas à beira-mar.
  • Passe o fim de tarde e a noite em bairros descolados como South Yarra e Prahran, repletos de vielas onde se escondem butiques, galerias de arte, restaurantes, cafés, rooftops (bares em terraços de coberturas) e adegas que só os moradores costumam frequentar.

Na hora de montar um roteiro em Melbourne, consulte também o site oficial de turismo da cidade.

ROTEIROS E ASSUNTOS RELACIONADOS

 

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

MoVida (http://movida.com.au)

Restaurante de tapas catalãs na Hosier Lane

Cutler & Co (http://www.cutlerandco.com.au)

Um dos restaurantes mais badalados de Fitzroy serve menus de oito etapas com ingredientes australianos sob o comando do chef Andrew McConell.

Coda (http://www.codarestaurant.com.au)

Escondido em uma das vielas do centro de Melbourne, este bistrô serve um menu inspirado nas cozinhas vietnamita e francesa e tem uma carta de vinhos premiada.

Attica (http://www.attica.com.au)

Situado em St. Kilda, é o único restaurante australiano entre os 50 melhores do mundo. Com cozinha contemporânea, a casa tem uma atmosfera clean e ambiente moderninho.

Hotéis+

The Cullen (http://www.artserieshotels.com.au/cullen)

Localizado em Prahran, um dos bairros mais cool de Melbourne, tem quartos amplos e é todo enfeitado com obras de artistas contemporâneos da Austrália. Oferece bikes de aluguel para quem deseja curtir a região.

Grand Hyatt (http://melbourne.grand.hyatt.com)

Grande hotel de luxo no Centro de Melbourne, com vista para o Rio Yarra, próximo das principais atrações.

Adelphi Hotel (http://www.booking.com/hotel/au/adelphi-melbourne1.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-au-adelphiNmelbourne1-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsS7-B%3Achrome-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=d582239a792827e915ee236b860c2943;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Hotel butique decorado com obras de arte contemporâneas, no centro.

Holiday Inn (http://www.booking.com/hotel/au/holiday-inn-on-flinders-melbourne.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-au-holidayNinnNonNflindersNmelbourne-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsS7-B%3Achrome-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=d582239a792827e915ee236b860c2943;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Hotel com quartos básicos e ótima localização, no centro de Melbourne.

The Langham (http://www.booking.com/hotel/au/the-langham-melbourne.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-au-theNlanghamNmelbourne-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsS7-B%3Achrome-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=d582239a792827e915ee236b860c2943;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Localizado em Southbank, abriga suítes com ambientes clássicos e sacadas que dão de cara com o belo skyline da cidade.

Dicas e curiosidades+

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Melbourne é ainda mais bonito que o de Sydney e é uma das atrações do parque King's Domain.

Tour de arte

Vale a pena reservar um tour de arte de rua feito por artistas locais com o estúdio Blender.

Esportes

A apenas 1h15 de avião de Sydney está Melbourne, a segunda cidade mais importante da Austrália e que é famosa por realizar eventos esportivos de grande porte, a exemplo do GP de Fórmula 1 e o Australian Open de tênis.

Prédios clássicos

Apesar de ser frenética e moderna, Melbourne também abriga edificações clássicas, a exemplo do Shrine of Remembrance, erguida em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial, e da lindíssima biblioteca State Library of Victoria.

Booking.com