Destino
Cusco e Machu Picchu
- 06/Abril/2018
- Paulo Basso Jr.
Serviços
Palacio Del Inka
Situado de frente para o Templo do Sol, em Cuzco, tem quartos em estilo colonial, uma bela adega para acompanhar os pratos de alta gastronomia servidos no restaurante e uma agência de viagem que promove tours personalizados pela região.
Hostel Pirwa Colonial
Perto da Plaza de Armas, é para quem deseja gastar pouco em Cusco e reservar passeios sem dificuldades, pois os atendentes organizam e vendem pacotes de uma série de tours pela região.
Soy y Luna
Com localização estratégica no Vale Sagrado, é um refúgio perfeito para descansar antes ou depois do passeio por Machu Picchu. Os quartos são isolados uns dos outros, e o mais sofisticado conta com diversos ambientes e até um jacuzzi na área externa. Faz parte da rede Relais & Châteaux.
Sumaq
É o único cinco estrelas do vilarejo de Machu Picchu. Conta com spa e um ótimo restaurante de comida peruana, além de quartos com sacadas que permitem lindas vistas da região.
Belmond Sanctuary Lodg
Único hotel localizado no alto da montanha, às portas de Machu Picchu. É para quem não ligar de gastar muito para chegar primeiro, antes de os ônibus lotados de turistas chegarem.
Pirwa Machu Picchu Hostel
Albergue bem localizado em Machu Picchu, com quartos simples, mas que serve café da manhã bem cedo, antes de os primeiros ônibus subirem as montanhas.
Jack's Café
Moderninho, serve pratos rápidos e bons sanduíches no centrinho de Cusco.
Cicciolina
Um dos bons restaurantes de Cusco, com releituras aprimoradas de pratos andinos.
La Quinta Eulália
Com ótimo custo-benefício, serve especialidades da região, como cuy e chicharrón.
Indio Feliz
Restaurante descolado em Machu Picchu Pueblo. No inverno, as sopas são uma boa pedida.
Chez Maggy
Em Machu Picchu Pueblo, serve pizzas e pratos mexicanos.
Roteiro
O que conhecer em Machu Picchu e Cusco
Cusco
- As opções para o que fazer em Cusco começam por um passeio pelos bares e restaurantes ao redor da Plaza de Armas. Entre nas igrejas, converse com os locais e entre no clima ad aventura peruana.
- Visite a Cidade Colonial. O Centro de Cusco pode ser visto em uma simples caminhada e concentra os pontos turísticos: Catedral; Convento de Santo Domingo; Templo do Sol (Qoricancha), Hatunrumiyoc (Palácio Arzobispal) e um muro de pedras gigantes.
- Há muitos sítios históricos nos arredores de Cusco, como Saqsaywaman e Tambomachay. Caso se interesse pelo assunto, contrate um dos muitos passeios vendidos na cidade ou siga para os locais desejados de táxi.
- Passe o começo da noite em San Blas, o bairro boêmio, repleto de lojinhas de artesanato. Se quiser cair na balada mesmo, volte para os arredores da Plaza de Arma.
O que conhecer em Machu Picchu e Cusco
Machu Picchu Pueblo (Vale Sagrado e Águas Calientes)
- Contrate em Cusco um tour pelo Vale Sagrado, que inclua as cidades de Pisac e Ollantaytambo – essa já é a primeira dica para o que conhecer em Machu Picchu. A maioria dos passeios retorna para Cusco, mas deixe para trás o roteiro e salte em Ollantaytambo. Daí partem os trens para Machu Picchu Pueblo (antiga Águas Calientes), a cidade-base o local.
- É altamente recomendável comprar o bilhete do trem com antecedência. O mesmo vale para a entrada de Machu Picchu (não são vendidos ingressos na porta e você corre o risco de chegar lá e não entrar.
- Na primeira parte da viagem, conheça os campos de batata e aproveite para fazer fotos e comprinhas nos arredores da estação de trem de Ollantaytambo. Os preços, em geral, saem mais em conta do do que em Cusco.
- Pernoite em Machu Picchu Pueblo e passeie pelas feirinhas locais. Como a cidade vive cheia de jovens, há boas opções de barzinhos e restaurantes na área.
- Tente dormir cedo, pois será preciso acordar de madrugada para chegar assim que o sol nasce à cidade sagrada dos incas.
O que conhecer em Machu Picchu e Cusco
Machu Picchu
- Acorde cedo, por volta das 4h, e entre no ônibus para Machu Picchu.
- Visite com calma a cidade perdida dos incas, admirando todas as suas obras e plataformas. Logo ma entrada, suba para a plataforma mais alta afim de apreciar a vista famosa do sítio histórico.
- Leve um guia para entender todas as construções sobre o que conhecer em Machu Picchu.
- Caso tenha pique, e reservado com antecedência, suba a montanha de Huaynapicchu. A subida e descida duram cerca de 2 horas. A vista lá de cima é incrível.
- O dia vai passar voando. No fim da tarde. pegue o trem para voltar para Cusco.
Na hora de montar um roteiro para o que conhecer em Machu Picchu e Cusco, consulte também o site de turismo oficial do país.
ASSUNTOS RELACIONADOS