• Crédito: Divulgação

    Nova Jerusalém

  • Crédito: Heloísa Cestari

    Feira de Caruaru

  • Crédito: Divulgação

    São João de Caruaru

  • Crédito: Divulgação

    Espetáculo da Paixão de Cristo

1 DIA EM CARUARU E NOVA JERUSALÉM


CONHEÇA A TERRA DO SÃO JOÃO E JANTE NO PALCO DA FAMOA SANTA CEIA CELEBRADA NA CIDADE

1 º dia +

Mapa da sua rota

Forró, artesanato e Santa Ceia

– Acorde cedinho porque a viagem pelo agreste pernambucano será longa. E gratificante. Aos poucos, o cenário de praias, prédios e coqueiros que imperou diante de seus olhos na última semana cederá espaço para uma paisagem completamente diferente, com chão de terra seca, vegetação rasteira, imensas formações rochosas e cheiro de bode no ar.

– Primeira parada: Caruaru, 138 km distante de Recife. Tão superlativo quanto o seu arraial junino, só mesmo a sua feira, que se espalha pelo Parque 18 de Maio com  roupas, quitutes e as peças de artesanato que lhe conferiram o título de maior feira de artes figurativas do mundo.

– Para beber direto da fonte artesã, no entanto, prefira seguir ladeira acima rumo ao Alto do Moura. É lá que ficam os ateliês dos principais artesãos em atividade e a antiga residência do mais famoso de todos eles: Mestre Vitalino, com objetos pessoais e réplicas do seu trabalho.

– De lá, siga para o Museu do Forró Luiz Gonzaga e do Barro Espaço Zé Caboclo, que reúne o que há de mais representativo na música e no artesanato pernambucanos.

– Vale almoçar em Caruaru antes de bater retirada rumo a Fazenda Nova. Três boas opções são o Bode Assado do Luciano, a filial da churrascaria Boi & Brasa e o restaurante Don Peppone, que tem quilo e self service com vários pratos regionais.

– Na sequência, volte para a estrada na direção do município de Brejo da Madre de Deus e seu distrito, Fazenda Nova, para conhecer a cidade-teatro de Nova Jerusalém, palco do famoso espetáculo da Paixão de Cristo. Mesmo que não seja tempo de Páscoa, vale visitar o local para percorrer os cenários do Calvário, vestir roupas da época e participar de um jantar temático em pleno palco da Santa Ceia.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Don Peppone (https://www.facebook.com/donpepponecaruaru)

Tem self service a quilo com vários pratos regionais, como buchada de bode e sarapatel.

Bode Assado do Luciano (https://www.facebook.com/pages/Bode-Assado-do-Luciano/269560143185314)

Serve cortes nobres de bode na brasa servidos com arroz, feijão-verde, vinagrete e farofa. Para quem não aprecia ovinos, também há carne de sol, maminha e picanha argentina. Fica no bairro mais turístico de Caruaru.

Boi & Brasa (http://www.boiebrasa.com.br/)

A filial da rede de churrascarias em Caruaru serve cortes seletos de carnes variadas com bufê mediterrâneo e oriental.

Hotéis+

Pousada da Paixão (http://www.pousadadapaixao.com.br/)

Ao longo dos nove dias de encenação do Calvário de Cristo, quem se hospeda na Pousada da Paixão, situada dentro das muralhas de Nova Jerusalém, tem a oportunidade de assistir e, no dia seguinte, participar do espetáculo como figurante.

Caruaru Park (http://www.booking.com/hotel/br/caruaru-park.pt-br.html)

Tem piscina, salão de jogos, wi-fi e 76 acomodações com infra-estrutura que atende tanto ao turismo de lazer como o de negócios. Seus chalés são envoltos por jardins perfumados, passarelas coloridas e oferecem uma bela visão panorâmica da cidade de Caruaru.

Village (http://www.booking.com/hotel/br/village-premium-caruaru.pt-br.html)

Sua infraestrutura inclui piscina, estacionamento, café, wi-fi e 88 apartamentos. Fica em Caruaru.

EVENTOS+

São João

Eleito no Guinness Book como a maior festa country (regional) do planeta, o São João de Caruaru chega a atrair 1,5 milhão de pessoas em junho. Forrós, apresentações de grupos folclóricos e quadrilhas com até 4 mil pessoas lotam o parque de eventos, no centro, e o Alto do Moura. Isso sem falar na infinidade de barracas com comidas típicas, como canjica, pamonha, bolo de milho e pé de moleque. O ponto alto da programação junina no agreste pernambucano são as apresentações de bandas de pífano e os desfiles de bacamarteiros, personagens eternizados pela arte do Mestre Vitalino.

Semana Santa

Todos os anos, durante a Semana Santa, o pacato distrito de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, se transforma. O espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo sempre conta com atores famosos no elenco, mais de 500 figurantes e uma multidão na plateia. As oito apresentações começam no domingo anterior à Pascoa, dentro das muralhas desta imensa cidade-teatro, cujo tamanho equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. Mais de 3,5 milhões de pessoas já assistiram à peça, que é realizada nestes moldes desde 1968.

Booking.com