• Crédito: Shutterstock.com

    Caminito

  • Crédito: Shutterstock.com

    Plaza del Congreso

  • Crédito: Shutterstock.com

    Torre Monumental

  • Crédito: Shutterstock.com

    Tango em La Boca

4 DIAS EM BUENOS AIRES


TANGO, BOAS CARNES E DIVERSÃO GARANTIDA. VEJA O QUE CURTIR NA CAPITAL DA ARGENTINA

1 º dia +

Mapa da sua rota

Caminhe por Buenos Aires

– Coloque um tênis adequado para passar o dia caminhando – Buenos Aires é plana e ótima para ser explorada a pé.

– Comece a caminhada pelo coração político da Argentina, a Casa Rosada, na Plaza de Mayo, centro da cidade.

– Visite a Catedral Metropolitana, com uma fachada neoclássica que mais se assemelha a um tribunal, mas com um interior repleto de belas obras.

– Aproveite para fazer uma pausa no Café Tortoni, o mais tradicional da cidade, onde rolam até shows de tango.

– Caminhe até a Calle Florida e suba toda sua extensão. Cheia de lojas e ambulantes, é um centro comercial popular com boas ofertas de produtos locais.

– Entre nas Galerias Pacifico, um dos primeiros shoppings da América Latina, construído em 1890 para abrigar uma loja de departamentos francesa. Nos arredores você também verá o Teatro Colón, o mais tradicional da capital argentina.

– Desça a Avenida Córdoba na direção de Puerto Madero.

– Escolha um dos restaurantes de carne ou frutos do mar de Puerto Madero para o almoço.

– Caminhe pela orla, enfeitada pela corveta Uruguay.

– Descanse em um banco no parque Mujeres Argentinas.

– À noite, escolha uma casa no tradicional bairro de San Telmo para o jantar. Ou, ainda, faça o jantar com show de tango, atração tradicional de Buenos Aires.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

Futebol e cultura

– Pegue um táxi e vá até La Boca, o tradicional bairro italiano da cidade que abriga o estádio Alberto J. Armando, o lendário La Bombonera, do time Boca Juniors. É possível fazer um tour pelo estádio em dias determinados.

– Conheça um dos cartões-postais da cidade: o Caminito. As construções coloridas abrigam muitas lojas de suvenir, cafés e bares. Há artistas de ruas – de sósias de Maradona a talentosos dançarinos de tango – e clima festivo e turístico.

– Pegue um táxi e siga até San Telmo, o bairro dos antiquários, famoso pela feira dos domingos de manhã.

– À tarde, visite a Plaza San Martin. Comece explorando o Palazio Paz, a casa construída por um barão da imprensa no começo do século 20, em estilo francês, que se tornou uma das mais luxuosas do país. O palácio abriga o Museo de Armas.

– Buenos Aires tem uma excelente vida noturna, muito além dos shows de tango. Para se informar sobre as atrações na época da visita consulte a revista Time Out.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia +

Mapa da sua rota

Natureza e arte

– Pegue um táxi ou siga de ônibus para a região da Recoleta, uma das mais agradáveis e arborizadas da cidade.

– Visite o Cemitério da Recoleta, famoso pelo mausoléu de Evita Perón e por túmulos que são verdadeiras obras de arte em mármore.

– Siga na direção do antigo Zoológico de Buenos Aires e visite os jardins da região – o Jardin Japonés e o Jardin Botánico são belíssimos.

– Reserve algumas horas para conhecer o MALBA – Museo de Arte Latinoamericano, com uma das coleções mais valiosas do subcontinente e exposições temporárias ótimas. O quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, faz parte do acervo permanente.

– Para o almoço, siga até Palermo Soho, bairro de lojas descoladas e ateliês moderninhos. Há ótimos restaurantes com mesas na calçada e espaços mais reservados.

– Vá até a Plaza Serrano, rodeada de cafés, para ver o artesanato de alguns locais.

– Pegue um táxi e visite a livraria El Ateneo, na Avenida Santa Fé, um antigo teatro que abriga um café onde antes ficava o palco.

– Escolha um restaurante em Puerto Madero para jantar e acompanhe o agito noturno da região.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
4 º dia +

Mapa da sua rota

Passeios de barco e milonga

– Acorde cedo para fazer um passeio de barco. A opção mais popular é a exploração do Delta do Tigre, partindo de Puerto Madero, em excursões de quatro ou oito horas.

– Aprecie as ilhas ao longo do roteiro e visite a curiosa cidade de Tigre, cheia de construções em estilo britânico.

– Visite o Museu de Arte do Tigre e almoce em um restaurante à beira do rio.

– Outra opção de passeio para o dia todo é ir de barco até Colonia del Sacramento, cidade uruguaia do outro lado do Rio da Prata. A travessia pode ser feita em uma hora, em barcos rápidos.

– Colonia tem ruas de pedra em estilo colonial português, casas enfeitadas de flores e uma curiosa coleção de carros antigos – uma paixão dos moradores.

– Para encerrar em grande estilo, vá a uma milonga em Buenos Aires. As melhores ficam nos bairros de Palermo e San Telmo. Para saber onde há milonga em cada dia da semana, acesse o link.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Tomo 1 (http://www.tomo1.com.ar)

Restaurante classudo, que serve delicada cozinha contemporânea. Para uma experiência completa, peça o menu-degustação. Reserve com antecedência.

El Mirasol del Puerto (http://www.elmirasol.com.ar)

Numa cidade de excelentes casas de grelhados, destaca-se pelos cortes de alta qualidade. Seu asado de tira é incomparável.

El Muelle (http://www.elmuellerestaurante.com.ar)

Especializado em frutos do mar, fica à beira do Rio da Prata, com uma vista sensacional.

La Cabrera (http://lacabrera.com.ar/)

Aqui você prova a parrilla argentina macia e suculenta. Vá sem medo.

El Pobre Luis (https://www.facebook.com/El-Pobre-Luis-51950902634/)

Esta casa é feita na medida para quem deseja comer um bife de chorizo ou um asado de tira.

Cabaña Las Lillas (http://www.restaurantlaslilas.com.ar/)

Aqui você prova o autêntico churrasco argentino, mas prepare o bolso, pois é caro. A vista de Puerto Madero, em compensação, é de arrasar.

Hotéis+

Alvear (http://www.booking.com/hotel/ar/alvear-palace.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-ar-alvearNpalace-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsSnt-B%3Afirefox-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=fbd815fb11876019f02671673fa18d3f;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Fundado em 1932, é o mais luxuoso e tradicional da capital argentina. Seu principal restaurante, La Bourgogne, é o francês mais estrelado da cidade.

Loi Suites Recoleta (http://www.booking.com/hotel/ar/loisuites-recoleta.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-ar-loisuitesNrecoleta-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsSnt-B%3Afirefox-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=fbd815fb11876019f02671673fa18d3f;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Opção prática e charmosa, no coração da Recoleta.

Gurda Tango (http://gurda-tango-boutique-hotel.hotels-in-buenos-aires.com)

Hotel-boutique de bom custo-benefício, com instalações confortáveis e ótimo atendimento.

Dicas e curiosidades+

Quando ir

Ao contrário de outras cidades turísticas sul-americanas, Buenos Aires não apresenta uma divisão clara entre alta e baixa temporadas. A capital pode ser aproveitada o ano todo, sem diferença de preço significativa, a não ser durante feriados. Quem visita o lugar no inverno deve caprichar na mala: na estação mais fria do ano, as temperaturas oscilam entre 7º C e 12º C.

Transporte

A forma mais fácil de se locomover em Buenos Aires é usar a enorme frota de táxis, pintados nas cores amarelo e preto. É uma opção confortável e economicamente viável para ir de um bairro a outro. No entanto, não é incomum ouvir histórias de pequenos golpes por conta de taxímetro adulterado. Por isso, prefira sempre os táxis de frota, com o nome da companhia escrito no teto e nas laterais do carro.

Vá de bike

Os turistas podem alugar uma bike e explorar a cidade sem pagar nada por isso. Basta ir a uma das estações espalhadas pela capital argentina com o passaporte original e uma cópia da página onde consta o carimbo do Controle de Imigração. O serviço funciona de segunda a sábado, e há estações junto ao Obelisco, na Plaza San Martin, em Puerto Madero (Avenida Moreau de Justo, 1.300) e na Plaza de Mayo.

O Uruguai é logo ali

A cidade histórica de Colônia do Sacramento, no Uruguai, fica na outra margem do Rio da Prata, bem em frente à cidade de Buenos Aires. Fundada em 1680 e cheia de casas coloniais, é bem fácil ir até lá com os ferries que partem em diversos horários todos os dias da capital argentina.

Sorvete delicioso

Para provar o delicioso sorvete argentino, vá a redes como Freddo e Persicco, que estão por toda parte.

Shows de tango

Caso queira ver uma boa apresentação da dança típica da argentina, vá ao El Viejo Almacén (Avenida Independencia, 300) ou ao Bar Sur (Calle Estados Unidos, 299), ambos em San Telmo.

Parrilla e Parrillada

Não confunda, nunca, parrilla com parrillada. A parrilla é o churrasco como nós conhecemos, com cortes selecionados de carne feitos separadamente. Já a parrillada é um prato específico que reúne uma grande mistura de carnes, algumas bem comuns e outras um tanto exóticas, que incluem miúdos e tripas. Se não estiver totalmente confiante do que virá pela frente, melhor cair fora.

Booking.com