Destino
Bratislava
- 04/Junho/2019
- Paulo Basso Jr.
Serviços
Crowne Plaza
Este hotel fica a cinco minutos a pé do centro histórico e tem quartos confortáveis, além de um bom restaurante.
Hotel Old City
A vantagem deste hotel é a localização, na cara do gol no centro histórico. Tem ambientes simples.
Austria Trend Hotel Bratislava
Uma boa opção para quem procura conforto em doses extras e elegância. Fica a 500 metros da praça principal do centro histórico.
UFO
Fica no alto da Novy Most e é uma boa opção para quem deseja ter uma bela vista da cidade. Prove um dos pratos típicos da região, como o macarrão com molho branco e bacon.
Bratislavský Meštiansky Pivovar
Cervejaria onde é possível provar as ótimas pilsens locais.
Casa del Havana
Famoso pub no centro histórico. Tem ambiente e músicas latinas – não raramente rola até funk carioca por lá.
Roteiro
O que fazer em Bratislava (Eslováquia)
Centro histórico, castelo e estátuas
- Bratislava fica a cerca de 80 km de Viena (o trajeto entre as cidades pode ser feito de barco, ônibus ou carro, em aproximadamente 1h30) e a 160 km de Budapeste, o que faz dela um lugar propício para bate-voltas a partir das capitais austríaca e húngara.
- A estação de trem e a rodoviária ficam em lugares um tanto quanto ermos. Da primeira é possível seguir de ônibus até o centro antigo – os tíquetes são vendidos em máquinas na porta da estação. Da rodoviária da para caminhar a pé até a região central, num trajeto que demora entre 15 e 20 minutos. Os barcos que chegam de Viena pelo Rio Danúbio, por sua vez, param ao lado do centrinho.
- Comece o passeio pela Hlavné Námestie, a praça principal da capital da Eslováquia. Ali há diversos prédios que concentram cafés, restaurantes e lojinhas cheias de charme. Muitas vezes há eventos nos quais são montadas barracas que oferecem comidas e bebidas típicas. No centro da praça desponta a singela Fonte de Rolando, construída em 1572.
- Ande sem destino pelas ruas dos arredores, muitas delas com comércios interessantes. Não deixam de reparar nas divertidas estátuas espalhadas pela cidade, que viraram pontos turísticos. Tem fotógrafo, soldado saindo do bueiro, Napoleão debruçado sobre um banquinho e muito mais.
- Entre os locais que valem a visita no centro histórico estão a Catedral de São Martin, ao lado de uma antiga muralha, projetada no século 11, a Antiga Prefeitura, de cuja torre tem-se uma linda vista da região, a praça Hviezdoslavovo e o Michalska Brana (Portão de Miguel).
- Placas indicam o caminho do Castelo de Bratislava, figura onipresente na paisagem local, já que fica no alto de um morro. Em cerca de 10 minutos chega-se à edificação, que abriga em suas instalações o Museu Nacional Eslovaco.
- A exposição é interessante e conta a história da reconstrução do prédio, aberto em 1950 após ser destruído por um incêndio – o castelo original data de 1811.
- Melhor ainda, no entanto, é a vista do lado de fora. Do Castelo de Bratislava dá para observar as torres do centro antigo, as águas (que não são azuis) do Danúbio e a Novy Most (Ponte Nova), onde funciona o UFO, uma construção com um restaurante de formato circular no alto de uma torre.
- Ótimo lugar para observar o castelo e o centrinho de Bratislava do alto, o UFO foi erguida durante o período socialista. Vale a pena jantar ali caso queira pernoitar na capital eslovaca.
Na hora de montar um roteiro para Bratislava, consulte também o site oficial de turismo da cidade.