Destino
Berlim
- 26/Julho/2016
- Paulo Basso Jr.
Serviços
Art Nouveau Hotel
De estilo bed & breakfast, esta pensão tem ambientes charmosos e bom atendimento.
DORMERO Hotel Berlin Ku'damm
Esta luxuosa mansão tem quartos belíssimos e charmosos, além de um ótimo restaurante francês. É para quem quer ser mimado.
Adlon Kempinski Hotel
Um dos hotéis mais chiques da Europa, fica ao lado do Portão de Brandemburgo. O Adlon foi destruído na Segunda Guerra, pois Hitler também se hospedava no hotel, e reconstruído em 1997.
Best Western Berlin-Mitte
Situado no Mitte, no lado oriental da cidade, bem próximo ao centro, este oferece acomodações confortáveis a preços moderados.
Cafe am Neuen See
Este charmoso biergarten fica no Tiergarten, o principal parque de Berlim. O ambiente é uma delícia
Konnopkes Imbiss
Neste local simples, embaixo de uma ponte, você tem a oportunidade de comer uma das wurst (salsichas) mais famosas de Berlim.
Sphere
O famoso restaurante giratório da torre de TV Fernsehturm não é exatamente um primor no quesito gastronomia, mas vale pelo ambiente.
Das Meisterstück
A pegada por aqui é tomar boa cerveja e apreciar a típica gastronomia alemã. Fica no Mitte.
Aigner
Excelente restaurante típico alemão. Também oferece especialidades suíças. Fica na Praça Gendarmenmarkt.
Roteiro
Alexanderplatz, Portão de Brandemburgo, Reichstag e Potsdamer Platz
Pela manhã, visite a movimentada Alexanderplatz, um dos centros pulsantes de Berlim. É lá que fica a Fernsehturm, torre de televisão construída em 1969 como símbolo de poder da Alemanha Oriental.
– Caso queira subir até o observatório da torre, onde tem um restaurante giratório, vale a pena fazer a reserva aqui.
– Nos arredores da Alexanderplatz estão a Rotes Rathaus, prefeitura da cidade, e a Nikolaiviertel, onde a Berlim antiga, com ruas estreitas e construções medievais, ainda sobrevive.
– Caminhe até a Ilha dos Museus, local que vale a pena ser visitado com calma em outro dia. Aproveite para observar a linda Berliner Dom, a enorme catedral protestante da capital alemã.
– Siga em frente pela Unter den Linden, uma avenida arborizada e repleta de lojas de carros.
– No final dela você alcançará o icônico Portão de Brandemburgo (Bradenburg Tor), maior cartão-postal de Berlim.
– Dali, vire à direita até chegar ao Reichstag, prédio que abriga o parlamento alemão. O local conta com uma cúpula de vidro moderna lindíssima. Para entrar nela, é preciso fazer a reserva aqui.
– Retorne então na direção do Portão de Brandemburgo, passe por ele e caminhe até o Monumento do Holocausto (Holocaust Mahnmal), uma praça repleta de construções geométricas erguida em homenagem às vítimas do governo de Hitler.
– Ali perto, na Ebertstrasse, você encontra o marco Berliner Mauer 1961-1989, uma placa de metal fincada no chão, onde há uma tira em pequenos tijolos que revela o local onde ficava o Muro de Berlim.
– Continue em frente até a Postdamer Platz, uma praça coberta por um teto de vidro e que abriga cinema e diversos restaurantes. O lugar é o grande símbolo da Berlim moderna e unificada. Próximo a ele há alguns fragmentos do Muro de Berlim.
– Depois de voltar ao hotel e descansar um pouco, curta a noite fervida de Berlim na Friedrichshain, região repleta de baladas – a maioria delas impulsionada pela música techno.
Ilha dos Museus, Tiergarten e Mitte
Pela manhã, visite a famosa Ilha dos Museus de Berlim, área situada entre dois braços do Rio Spree.
– Há vários museus na ilha, entre os quais se destaca o Pergamon, que guarda um dos portões da Babilônia e tem uma das mais importantes coleções de antiguidades da Europa.
– Quem curte história também pode dar um pulo no Historisches Museum, com cerca de 8 mil objetos que traçam um panorama da Europa desde os tempos dos romanos até os dias atuais.
– Depois do banho de história, siga para a Gendarmenmarkt, uma linda praça com dois edifícios gêmeos. É um bom lugar para tomar um café antes de seguir em frente.
– A próxima parada é o Tiergarten, o coração verde de Berlim. Há muito o que fazer ali, como observar a a Siegessäule, mais conhecida como Coluna da Vitória. Ela tem 67 metros de altura e foi erguida com uma estátua dourada para celebrar vitórias gloriosas conquistadas pelos reinos da região.
– Aproveite para almoçar em algum biergarten (jardim de cerveja) do Tiergarten. No local também dá para alugar barquinhos a remo, uma boa pedida para os dias de verão.
– Siga então para a região do Zoo Berlin. Dá para ver os animais ou curtir o aquário caso esteja com crianças. Do contrário, visite a impressionante a igreja Kaiser Wilhelm-Gedächtniskirche, quase toda destruída na Segunda Guerra. Em 1963, foi erguida uma nova torre ao lado das ruínas para simbolizar os lados antigo e moderno de Berlim.
– Passe a noite no Mitte, um dos bairros mais legais da capital alemã. Há muitos restaurantes e barzinhos na Oranienburger Strasse e na praça Hackescher Markt.
Checkpoint Charlie e Muro de Berlim
Pela manhã, visite o East Side Gallery, uma faixa de 1,3 km do Muro de Berlim que se transformou em um museu a céu aberto, repleto de grafites.
– De lá, siga de metrô até o famoso Checkpoint Charlie, área que marcava a fronteira entre os domínios soviéticos e norte-americanos durante a existência do Muro de Berlim.
– Há uma réplica da guarita usada pelos soldados como base de vistoria. Você pode aproveitar a visita e pedir, mediante pagamento, para fazerem alguns carimbos exóticos em seu passaporte, e lugares como a URSS e a Alemanha Oriental.
– Do lado do Checkpoint Charlie está o Mauermuseum, que retrata o período da “Cortina de Ferro” e exibe um pedaço do muro original.
– Há dois outros bons museus para visitar nos arredores: o Judisched Museum, com mais histórias da Segunda Guerra Mundial, e o Topografia do Terror, com documentos e histórias sobre a construção do muro. Deste último é possível observar uma parte da Dead Zone, a zona voltada para o lado oriental que não podia ser invadida, mediante a possibilidade de ser morto por um atirador de plantão.
– Passe a noite no Kreuzberg, bairro repleto de bares e baladas.
Estádio Olímpico, Palácio de Charlottenburg e KaDeWe
Pela manhã, vá até o Estádio Olímpico de Berlim, que já foi palco de provas históricas de atletismo em Olimpíadas e também de jogos da Copa do Mundo, em 2006. Faça um tour guiado por lá.
– De metrô, siga para o lindo Palácio de Charlottenburg. De estilo barroco, tem jardins belíssimos, que rendem lindas fotos.
– A próxima parada é o KaDeWe, a loja de departamentos mais famosa de Berlim. Você encontra as mais variadas marcas por lá, além de bar e restaurante.
– Durante a noite, você pode voltar para um dos agitados bairros de concentração de vida noturna da capital alemã ou, caso procure algo mais erudito, checar a programação do Friedrichstadt-Palast, um teatro fantástico onde são apresentadas grandes obras.