• Crédito: Shutterstock.com

    Park Guell

  • Crédito: Divulgação

    Hotel com vista panorâmica

  • Crédito: Divulgação

    Noite em Barcelona

  • Crédito: Shutterstock.com

    Sagrada Família

4 DIAS EM BARCELONA


CURTA PRAIAS BANHADAS PELO MEDITERRÂNEO, CAMINHE EM BAIRROS MEDIEVAIS E COMA BEM DEMAIS

1 º dia +

Mapa da sua rota

Sagrada Família, Park Guell e Camp Nou

– Compre o ingresso de dois dias de um dos muitos ônibus turísticos vermelhos que circulam pela cidade. A partir daí, você poderá fazer três circuitos conhecendo os principais pontos da cidade. A dica é válida para circular pela região sem gastar muito com transporte.

– Pela manhã, visite o Park Guell, com obras fantásticas de Gaudí. Dá até para almoçar por lá.

– Para quem é fã de futebol, vale seguir dali para o Camp Nou, o campo do Barcelona. Faça um tour pelo museu e pelos vestiários.

– Desça na parada da Sagrada Família do meio da tarde para frente, quando as filas costumam diminuir. Aí, visite a obra monumental de Gaudí, que ainda está inacabada.

– À noite, vá para Grácia, espécie de Vila Madalena paulistana de Barcelona. Se for de metrô, é só descer em Fontana e, saindo da estação, entrar na primeira rua à esquerda. Você chegará ao Carrer Verdi, cheio de restaurantes e bares, e também a algumas praças charmosas que se espalham pelo pedaço.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

Teleférico e praias
– Aproveitando o ticket do ônibus, siga para o Castelo de Montjuic e ande no teleférico da região.

– Reserve algum tempo para conhecer os museus locais, como o Miró e o de Arte Moderna.

– Saindo de lá, a mesma linha de ônibus passa pela Barceloneta e pelo Port Olimpic. Vale a pena descer na Barceloneta e caminhar até o Parque de La Ciutadella, onde dá para alugar barquinhos e fazer um piquenique à beira do lago.

– Depois do almoço, relaxe nas praias da região, onde rola top less.

– À noite, siga para o Born e o Raval, os bairros mais cool da cidade. Lá, há diversas opções interessantes para bebericar, como o Marsella (na Carrer Sant Pau, quase esquina com a Rambla del Raval), de onde até Picasso já saiu trôpego de tanto sorver absinto. O grande barato é pular de bar em bar, como os espanhóis gostam de fazer.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
3 º dia +

Mapa da sua rota

– Aproveite a manhã para caminhar pelas Ramblas, ruas onde é possível fazer compras. Ande em direção ao bairro Gótico.

– Admire cada pedacinho do bairro Gótico, como a catedral e outras construções medievais.

– Vá almoçar no Els Cuatre Gats (Carrer Montsió), um restaurante delicioso, que também era frequentado por Picasso. Destaque para os frutos do mar.

– À tarde, siga para o Museu Picasso, no Born. Caso não seja a sua praia, uma opção é programar uma visita ao monastério de Montserrat, nos arredores da cidade. Para isso, compre o TransMontserrat, que dá direito a pegar o trem até a região (o trajeto leva cerca de uma hora), e também o Aeri, teleférico de 1930 que sobe a uma altura completamente insana e em uma inclinação vertiginosa.

– Lá em cima, dá para visitar o monastério, que é lindo, e ainda subir em um furnicular preso numa montanha em uma angulação proibitiva aos olhos humanos.

– À noite, vá a uma das muitas taperias de Barcelona, como a Tapas 24 (269 Diputacio) ou o Paco Meralgo (Muntaner 171).

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
4 º dia +

Mapa da sua rota

– Dê uma volta no bairro de Eixample para conhecer a Casa Batló e a Casa Milà (La Pedrera). Ambas são construções do Gaudí e ficam quase de frente uma para a outra.

– Aproveite o resto do dia para fazer compras nas lojas de grife da região ou visitar o El Corte Inglés da Plaça de Catalunya. É uma loja/shopping gigantesca com absolutamente tudo que você pode imaginar, incluindo as marcas mais famosas do mundo em roupas, cosméticos, perfumes, relógio. No subsolo tem um supermercado normal e outro de estilo gourmet, excelente pra comprar vinhos, chocolates e doces espanhóis.

– Na hora que a fome apertar, vá até o Mercat de La Boqueria ou o Mercat Santa Catarina. Este último fica ao lado da Catedral de Barcelona e é superdescolado, com uma taperia logo na entrada.

– Durante à noite, ande por Barceloneta. Há vários restaurantes na região, onde é possível provar paellas. O clima litorâneo impera no pedaço.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Bar Marsella (https://www.google.com.br/maps/place/Bar+Marsella/@41.378235,2.171285,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x12a4a258e20eb2cd:0x27d07f76cd679661)

Picasso costumava sorver generosas doses de absinto por aqui. O ambiente é esquisito, mas vale pela história.

Tapas 24 (http://www.tapas24.ca/)

Esta casa de Carles Abellán, discípulo de Ferran Adrià, o maior nome da premiada gastronomia espanhola, tem ambiente descolado e serve tapas deliciosas.

Cervecería Catalana (https://www.google.com.br/maps/place/Cervecer%C3%ADa+Catalana/@41.392372,2.160817,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x12a4a2923edb80d7:0x6d15b4af8fdb373a)

Um dos melhores lugares da cidade para tomar chope, provar tapas e ver gente bonita.

Paco Meralgo (http://www.restaurantpacomeralgo.com/home/)

Taperia de estilo moderninho, para quem deseja provar diversas especialidades de uma só vez.

Mercat Santa Caterina (http://www.mercatsantacaterina.com/Index.php)

No balcão situado na entrada do mercado você prova tapas deliciosas na hora do almoço. As melhores são as de peixes e frutos do mar.

Mercat de La Boqueria (http://www.boqueria.info/)

Você pode comprar produtos deliciosos e provar tapas no mercado mais famoso de Barcelona.

Els Cuatre Gats (http://4gats.com/)

Casa da qual Pablo Picasso era fã, e que serve um arroz negro com lula delicioso.

Hotéis+

Sixtytwo Barcelona (http://www.booking.com/hotel/es/sixtytwo-barcelona.pt-br.html)

Este quatro estrelas fica situado entre as famosas Casas Milá e Batlló, de Gaudi.

Hotel America (http://www.booking.com/hotel/es/america-barcelona.pt-br.html)

Moderninho e bem localizado, perto das Casas Milá e Batlló, tem apartamentos amplos com piso de madeira e bem equipados.

Fairmont Rey Juan Carlos I (http://www.booking.com/hotel/es/rey-juan-carlos-i.en-gb.html)

Este cinco estrelas tem bom preço comparado a outras opções de luxo de Barcelona.

Dicas e curiosidades+

Quando ir

Por se tratar de uma cidade litorânea, Barcelona tem um astral especial em época de calor, de maio até outubro. Junho e julho são meses com pouca chuva. Em agosto, férias na Europa, a cidade é invadida por uma grande massa de turistas. O inverno não é rigoroso na capital catalã, sendo rara a ocorrência de neve.

Ônibus turítico

O Bus Turistic é uma ótima maneira de conhecer pontos de interesse de Barcelona. Basta comprar um bilhete com três rotas em uma das paradas dos ônibus turísticos, que tem três linhas: verde, vermelho e azul. O preço é de € 26 (adulto) para um dia e € 34 para dois dias consecutivos. O bilhete pode ser comprado dentro do ônibus, nas oficinas de informação de Turismo de Barcelona e nos centros de atendimento da TMB. A duração de cada rota (ao norte e ao sul) é de 2 horas, aproximadamente. Suba e desça quantas vezes quiser. Os ônibus começam a circular entre 9h e 9h30. A parada central fica na Praça de Catalunha, bem em frente ao El Corte Inglés.

Compras

As principais localidades para compras na parte antiga de Barcelona são Las Ramblas, Avenida Portal de L'Angel, Carrer Portaferrissa, Carrer del Pi, Carrer de la Palla e Carrer Pelai, entre outras. Na região de Eixample, as melhores vitrines estão em Passeig de Gràcia e Rambla Catalunha. Ao norte estão a Av. Diagonal, Via Augusta, Travessera de Gràcia, Carrer de Balmes e Carrer Muntaner.

Gastronomia

A tradição culinária de Barcelona compartilha com outras regiões espanholas a mania das tapas, pequenas porções variadas, quentes ou frias, que servem como entrada ou como refeição frugal em torno de um chope. Uma boa opção para que busca um prato de verdade é o menu da casa, combinação de entrada, prato principal e sobremesa que, em geral, sai mais em conta do que apenas um prato à la carte. Uma especialidade local é a paella, originária de Valencia: risoto com variados tipos de carnes e frutos do mar cuja coloração amarela é dada pelo uso do açafrão.

Montserrat e Ibiza

Separe um dia para conhecer o belíssimo mosteiro de Montserrat, que está a 45 minutos de trem de Barcelona. Localizado no alto de uma montanha, o templo, que guarda a imagem da Virgem de Montserrat, é acessado por um teleférico vertiginoso. Lá de cima, nos dias mais claros, dá para observar Maiorca, uma das Ilhas Baleares (as outras são Menorca, Cabrera, Formentera e a famosa Ibiza). É do aeroporto de Barcelona, inclusive, que a maioria dos turistas segue para Ibiza a fim de curtir o agitado verão na ilha, onde ficam algumas das baladas mais desejadas do mundo.

Booking.com