Destino de férias: Paraty e Trancoso para todas as idades

10 de julho de 2018

Por Redação

Na hora de escolher o destino de férias, muita gente precisa pensar em lugares com atrações que agradem tanto ás crianças quanto aos adultos. Paraty (RJ) e Trancoso (BA) se enquadram nesse cenário.

LEIA MAIS: O QUE FAZER NAS FÉRIAS: DICAS PARA TODOS OS TIPOS DE VIAJANTES
O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO EM 4 DIAS

Destino de férias no Brasil

Fora da alta temporada do verão, as praias de Trancoso podem ser perfeitas para relaxar à beira-mar. O local é um distrito da cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde há aeroporto. De lá, pela rodovia BA-986, o trajeto leva cerca de uma hora e meia.

Parte da orla de Trancoso, distrito de Porto Seguro

Uma das opções de hospedagem em Trancoso é a luxuosa Pousada Tutabel, que oferece hospedagem em frente ao mar. Para a estadia, há opções de suítes cercadas por jardins e algumas villas. Uma delas é a Vila Rio do Brasil – boa opção para famílias. São 300 m², com piscina privativa, cozinha, sala e varanda e duas suítes.

Para quem quer estar próximo do agito, a Casa no Quadrado, por sua vez, conta com quatro quartos e infraestrutura para até oito pessoas. Além de receber os serviços de café da manhã e governança, quem se hospeda por lá tem acesso à piscina e outros ambientes comuns confortáveis da Pousada Tutabel.

Localização

A pousada fica na praia de Itapororoca, local tranquilo para relaxar e desacelerar no destino de férias. As famílias podem aproveitar o café da manhã servido em frente ao mar a qualquer hora do dia e se aventurar no stand-up paddle.

Tranquilidade da praia de Itapororoca, BA

No fim da tarde, a dica é cuidar do bem-estar durante as aulas de ioga oferecidas na própria pousada ao longo do mês de julho. À noite, a sugestão é se deliciar com o bufê de caldos e chás, oferecido na temporada de inverno.

Para quem deseja ter um contato a mais com a natureza, a Pousada Tutabel é proprietária da Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil. Esta área de 975 hectares de Mata Atlântica promove a proteção de animais, impedindo a caça predatória. Ali dá para se aventurar em trilhas com diferentes graus de dificuldade. Ou então fazer divertidos piqueniques em família.

Destino de férias no Rio de Janeiro

Paraty é um destino de férias que combina praia, aventura e história no Rio de Janeiro. A cidade fica a 248 quilômetros da capital do estado, próxima a outros lugares badalados, como Ilha Grande.

Uma das opções de hospedagem por lá é a Fazenda Bananal. O local conta com atividades para crianças e adultos, colocando-os em contato direto com a natureza.

Divulgação

Crianças em atividades na natureza na Fazenda Bananal

Entre as experiências que mais encantam os pequenos está a identificação de aves. Desde 2015, a fazenda é listada mundialmente como o único Observatório Privado de Aves no Brasil. Por lá, é feita a identificação, o anilhamento e o monitoramento das espécies, com estudos de pesquisa de longo prazo. A atividade pode ser agendada junto aum piquenique em meio à beleza natural do local.

Há também oficinas educacionais, com foco em agro floresta, horta orgânica, galinheiro e curral. Esses passeios são gratuitos para as crianças hospedadas na Pousada Literária durante as férias, mas precisam de agendamento. Para adultos, o valor é de R$ 50.

Os visitantes podem ainda explorar as plantações da propriedade, a queijaria e conhecer a história dos diversos ciclos de produção no Brasil: desde a cana de açúcar e a farinha de mandioca aos dias de hoje. Para encerrar o passeio, a dica é aproveitar o restaurante da fazenda, que traz preparações que utilizam ingredientes produzidos no local, diretamente da horta para a mesa.