Por Redação
Com os turistas cada vez mais de olho em experiências no Brasil, um destino que vale ser considerado nas próximas férias é Manaus. Há muitos anos, a capital do Amazonas recebe, principalmente, estrangeiros ávidos por explorar a região e usá-la como base para conhecer a Floresta Amazônica. Agora, é a vez dos brasileiros descobrirem o destino, que tem muito a oferecer. Confira aqui o que fazer em Manaus.

O que fazer em Manaus
As atrações de Manaus incluem edifícios históricos, praias de rios e passeios perfeitos para quem deseja ficar em contato direto com a natureza. Confira algumas opções.
Encontro das Águas
Uma das principais atrações para quem vai a Manaus é o Encontro das Águas, fenômeno que acontece por uma extensão de mais de 6 km em que as águas dos rios Negro e Solimões correm lado a lado sem se misturar. Além disso, nas margens do Rio Negro encontra-se a praia de Ponta Negra, com sua orla urbanizada e quadras esportivas.
Zoo de Manaus
Se a ideia é ficar em contato com a natureza, vale a pena visitar também o zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), ou Zoo de Manaus, criado e administrado pelo Exército Brasileiro, que abriga mais de 200 espécies da fauna amazônica. Lá, é possível avistar viveiros de macacos, pássaros e felinos, além de um aquário.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Museu da Amazônia
Na hora de listar o que fazer em Manaus, não deixe de incluir o Musa, Museu da Amazônia. Ocupando 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o espaço é uma área de floresta de terra firme e nativa que vem sendo estudada há mais de 60 anos. As atrações por lá incluem exposições periódicas, viveiro de orquídeas e bromélias, visita a um lago, aquários e laboratórios experimentais de serpentes, de insetos e de borboletas, além de trilhas na floresta.
Palácio Rio Negro, Mercado Municipal e outros locais históricos
Entre as diversas referências culturais de Manaus destaca-se o Palácio Rio Negro, antiga sede do governo construída em 1917 e que ostenta uma belíssima e enfeitada fachada. Uma vez na cidade, vale a pena ir também ao Mercado Municipal, com seus aromas, sabores e artesanatos da Amazônia.
O roteiro histórico ainda pode passar pelo Palacete Provincial, que abriga a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e o Museu de Numismática (que tem uma grande coleção de moedas). Não deixe de passar também pelo Porto de Manaus, o maior porto flutuante do mundo.
Teatro Amazonas
Local mais turísticos de Manaus, o Teatro Amazonas é um dos principais símbolos arquitetônicos do Amazonas. Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, é famoso por sua exuberante cúpula e arquitetura em estilo renascentista.
Bem em frente a ele fica o novíssimo Juma Ópera, inaugurado em fevereiro. O hotel-butique é formado por dois casarões tombados e restaurados e dois prédios construídos no mesmo estilo.
Matérias relacionadas
Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa

Com a Confidence Câmbio, você pode comprar dólar, euro ou qualquer outra moeda, além de contratar cartões pré-pagos

Os leitores do Rota de Férias têm 10% de desconto nos chips de internet e telefone da Viaje Conectado. Serve para EUA, Europa e muito mais. Use o cupom rotadeferias