Notícias
Conheça algumas curiosidades sobre os vikings noruegueses
- Créditos/Foto:Divulgação
- 25/Setembro/2019
- Redação
Os vikings foram muito importantes na construção de grandes sociedades e civilizações no Hemisfério Norte. Suas habilidades como comerciantes, administradores, navegadores e artesãos produziram um legado que carrega importância até os dias atuais. Na Noruega, por exemplo, é possível conhecer algumas curiosidades sobre os vikings e sobre a história desse povo.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Curiosidades sobre os vikings
Os vikings noruegueses eram famosos por sua visão corajosa e fatalista, o que os transformava em um povo que aceitava os riscos naturalmente. Os grupos saqueadores pareciam ter uma capacidade incrível de abstrair perdas, tanto em batalhas em terra quanto em perigosas expedições marítimas.
O número de mortes causadas pelas guerras às vezes era assustadoramente alto (se comparado à população viking total), mas, mesmo assim, isso não satisfez a fome de conquistas e explorações desse povo por cerca de 250 anos.
LEIA MAIS: COMO É A MARAVILHOSA REGIÃO DOS FIORDES DA NORUEGA
ACOMODAÇÕES INUSITADAS NOS FIORDES DA NORUEGA
A arquitetura das típicas embarcações vikings, conhecidas como langskips, foi adotada por muitas outras culturas e influenciou a construção de navios por séculos. O segredo por trás dos langskips rápidos era o corpo longo e estreito, cuja estabilidade era dada por uma quilha.
Arqueólogos, após escavações, encontraram barcos e outros artefatos destes povos. Atualmente, esses objetos estão abrigados no Viking Ship Museum, em Oslo, capital da Noruega.
Nos caso das mulheres, por exemplo, outro fator que deve ser destacada é que elas tinham uma posição mais importante na sociedade viking do que na maior parte da Europa à época. Além disso, as mulheres tinham direito ao divórcio e, caso seus esposos morressem, herdavam o corpo e podiam manter seus pertences.
Conheça as principais atrações vikings da Noruega
A Noruega é um dos países que abrigou o povo viking. Até hoje, é possível acompanhar registros e aprender mais sobre a cultura dos guerreiros nórdicos. No Centro Cultural de Stiklestad, por exemplo, o viajante pode curtir exposições e até acompanhar a simulação de uma batalha viking.