Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Hotéis

5 curiosidades sobre a região da Floresta Amazônica

Crédito: Divulgação/Cristian Dimitrius

Queridinha dos estrangeiros e pouco explorada por brasileiros, a Floresta Amazônica é o destino ideal para quem quer viajar em contato com a natureza e longe de aglomerações. O bioma esconde em seus domínios uma série de curiosidades incríveis que só reforçam a importância deste precioso ecossistema para o meio ambiente como um todo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

O hotel Cristalino Lodge, ecolodge situado no município de Alta Floresta (MT), no sul da Floresta Amazônica, listou algumas curiosidades surpreendentes sobre a região. Confira!

Curiosidades sobre a Floresta Amazônica 

1. Tamanho que impressiona

Cerca que de 60% de todo o território brasileiro é ocupado pelo bioma Amazônico, que se faz presente também em nove estados diferentes: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. São cerca de 6,9 milhões de km², que compreendem, além do Brasil, outros oito países, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Reserva de hotéis, pousadas e casas de aluguel. Compare e confira aqui as melhores opções na Floresta Amazônica.

2. Biodiversidade variada

A Amazônia abriga a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies de animais e plantas que sequer puderam ser estudados ainda. Segundo estimativas, acredita-se que cerca de 20% de toda a fauna do planeta viva na Amazônia. Destaque para algumas espécies endêmicas, como o imponente Gavião-Real, também conhecido como Harpia, o macaco-aranha-de-cara-branca, e a suçuarana, que vez ou outra, podem ser avistados em locais como a Reserva Cristalino Lodge.

3. Um nação no top 10

Se a Amazônia fosse um país independente, ela seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. Um terço de todas as árvores do planeta estão na região.

4. Muita água

Além de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de km², a Amazônia é lar do segundo maior rio do planeta, o Rio Amazonas, atrás apenas do Rio Nilo, no Egito. São incríveis 6.400 quilômetros de extensão e mais de 1.100 afluentes.

Reserve tours, ingressos e transfers antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

5. De olho na preservação 

Nos últimos 50 anos, cerca de 17% de todo o bioma amazônico foi devastado por ações diretas ou indiretas do homem. São mais de 729.781,76 km² de áreas afetadas, incontáveis árvores ceifadas e espécies prejudicadas. Os números reforçam a necessidade de preservar e respeitar a natureza, além de fomentar o turismo sustentável.

PLANEJE SUA VIAGEM

Na hora de viajar para a Floresta Amazônica, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

    PLANEJE SUA VIAGEM

    Chip viagem

    Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

    Confira aqui

    VIAJE CONECTADO

    Seguro viagem

    Compare diversas empresas de uma só vez e compre com desconto

    Contrate aqui

    SEGUROS PROMO

    Passagens aéreas

    Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

    Compre aqui

    SKYSCANNER

    Reserva de hotéis

    Encontre a melhor opção de hospedagem para você

    Reserve aqui

    BOOKING

    Informativo

    Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.