Crédito: Divulgação

Culinária do Reino Unido: conheça novos bares e restaurantes

18 de setembro de 2018

Por Redação

Quem estiver pensando em ir para a terra da rainha vai ter novas opções para provar a culinária do Reino Unido. Os cardápios são variados e oferecem diversos sabores para agradar o paladar dos turistas. Para demonstrar as novidades, o escritório de turismo da Grã-Bretanha preparou uma seleção com os novos locais.

Culinária do Reino Unido: novos restaurantes

Londres

A tendência global do veganismo foi reforçada com a chegada de três novos endereços de destaque na capital britânica. Depois do enorme sucesso do lançamento da casa em Covent Garden em fevereiro passado, o fenômeno by Chloe, todo baseado em vegetais, abriu seu segundo restaurante na Tower Bridge.

O menu vegano apresenta produtos locais na sua forma mais natural para criar refeições saudáveis, com ingredientes integrais que prometem um impacto positivo sobre a mente, o corpo e a saúde.

Já o chef Mark Sargeant levou a mesa britânica para a Torre de Londres com o Sargeant’s Mess, em colaboração com o grupo de hotelaria independente CH&Co e com o Historical Royal Palaces. O cardápio, repleto de ingredientes de produtores locais, pode ser servido no amplo terraço ao ar livre com vista fabulosa para o Tâmisa e um bar que serve prosecco na torneira, além de coquetéis e raspadinha de cerveja.

Sudeste da Inglaterra

O passeio oficial pelos pubs de Oxford é uma maneira de descobrir os novos bares integrados a pousadas e hostels da cidade. Liderado por um guia com conhecimento da região, os passeios têm duração de uma hora e meia e começam às 19h.

East Midland

O Fischer’s Baslow Hall lançou uma nova experiência de gastronomia foraging, que valoriza a coleta de ingredientes na natureza. Localizada em Derbyshire, a casa é liderada por James Wood, um dos maiores especialistas nesse tipo de alimentação selvagem. Os hóspedes terão a oportunidade de experimentar a abundância de ingredientes encontrados na região, como flores com sabor de abacaxi e folhas que lembram anis.

LEIA MAIS: REINO UNIDO: COMPRE NAS LOJAS CERTIFICADAS PELA REALEZA
O QUE CONHECER NA INGLATERRA, NO REINO UNIDO

A experiência inclui uma manhã inteira de coleta na natureza seguida por um almoço de três pratos inspirados nos ingredientes colhidos, todos eles  locais, sazonais e frescos. A próxima data disponível é 10 de outubro.

Edimburgo, Escócia

A mais nova casa da família Chop House foi inaugurada no Brunstsfield, de Edimburgo. Servindo a melhor carne bovina britânica, dry-aged e cortada no local, a Chop House propicia uma experiência gastronômica informal focada em carnes e coquetéis.

O ambiente favorece a socialização. No cardápio, há grandes cortes de filé, entradas para compartilhar e acompanhamentos feitos para a agradar a mesa toda. O bar de mármore customizado no andar principal é o local perfeito para matar a sede com vista para o cenário e a atmosfera dos campos Brunstfsfield Links. A ampla seleção de bebidas inclui uma carta com vinhos cuidadosamente selecionados, coquetéis criativos e cervejas locais.

Já o The Fishmarket é um novo empreendimento de frutos do mar do chef do Ondine, Roy Brett, e do dono do Welch Fishmongers, Gary Welch. Localizado no Newhaven Harbour, o restaurante surgiu com a reforma do mercado de peixes original, que levou mais de um ano e consumiu um grande investimento, sendo mais uma nova opção da culinária do Reino Unido.

No Fishmarket, é possível comer fish and chips tanto no balcão como no salão de 50 lugares, que inclui um bar de champanhe. Patas de caranguejo crocante de Scrabster, lagostins de Tobermory grelhados, ostras e prato “Fruits of the Sea” estão entre as sugestões certeiras.

Enquanto isso, o Hawksmoor, um dos restaurantes mais conhecidos e respeitados do Reino Unido, chegou à Escócia, com endereço em Edimburgo. Instalado no salão da antiga sede do Royal Bank of Scotland, o restaurante tem 170 lugares. O bar mantém as características originais que colocaram o edifício na classificação A – imóvel “de importância nacional” – e que são um raro exemplo de arquitetura escocesa art deco. O restaurante usa produtos locais de toda a Escócia, com frutos do mar da costa escocesa e a famosa carne de gado nativo criado em pastos.

Prêmios no País de Gales

Além das novidades, a culinária do Reino Unido também recebeu algumas premiações no País de Gales. Orgulhosamente galesa, a Aber Falls Distillery, primeira destilaria de uísque do Norte do País de Gales em mais de 100 anos, conquistou cinco importantes medalhas no concurso San Francisco World Spirits Competition – um dos prêmios mais respeitados da indústria de bebidas destiladas.

Os vários sucessos da marca incluem um ouro para o novo Welsh Dry Gin, prata para o Orange Marmalade Gin e para os licores Violet e Salted Toffee e bronze para o licor Dark Chocolate & Coffee.

Em 2018, a “Olive Magazine” homenageou a Radnor Preserves, que fica em Caersws, Powys, como um dos dez melhores produtores de alimentos artesanais da Grã-Bretanha. Ela foi julgada como um dos melhores produtores de geleia de frutas cítricas (marmalade) do mundo. Em 2015, a empresa recebeu o ouro duplo no Champion of Champions do World Marmalade Awards. Os ingredientes são de origem local sempre que possível, e todos os produtos são livres de glúten e adequados para vegetarianos e veganos.

Já o The Bull, em Beaumaris, na Isle of Anglesey, conquistou o prêmio de Pub do Ano no National Pub and Bar Awards.