Crédito: Dimitry B on Foter.com / CC BY

Como viajar de carro para o Mercosul

19 de dezembro de 2018

Por Publieditorial

Para fugir dos roteiros prontos da agências de turismo, não há nada como alugar um automóvel e explorar os destinos desejados. Viajar de carro para o Mercosul, por exemplo, é uma delícia, principalmente quando se tem mais de um motorista. Assim, é possível aproveitar tudo sem se cansar ao volante e ainda aproveitar para curtir as paisagens que a estrada oferece.

LEIA MAIS: VÍDEO: DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR DE CARRO
DICAS PARA VIAJAR DE CARRO COM O PET

Nesse caso, porém, é preciso saber que, ao sair do país, as regras em relação ao trânsito são um pouco diferentes e exigem atenção. Confira quais cuidados você deve tomar antes e durante a viagem.

O que é preciso ao viajar de carro para o Mercosul?

Quem vai viajar de carro, não importa o destino, precisa estar com a manutenção em ordem. Por isso, fazer uma revisão antes de pegar a estrada é essencial.

Divulgação
Viagem de off-road pela América do Sul
Viajar de carro para o Mercosul é sempre uma boa pedida para explorar melhor os destinos

Para que possa conduzir o veículo é preciso estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida. O documento brasileiro tem validade nos países vizinhos. Dessa forma, não é preciso providenciar uma carteira internacional.

Outro item indispensável é um seguro auto. No Brasil, é possível ter um seguro de carro com coberturas para roubo, furto, colisões e muitas outras opções, mas os planos normalmente não são estendidos aos países vizinhos. Por isso, é obrigatório contratar o seguro Carta Verde, que cobre danos contra terceiros e atende aos países do Mercosul.

Apenas o Peru possui um seguro específico, o SOAT, que também pode ser contratado com facilidade. É possível fazer todos esses planos com a sua atual seguradora ou optar por outra. As coberturas referentes aos países vizinhos podem ser adquiridas por um tempo limitado, desde que contemple a sua viagem toda.

Lembre-se também de que os documentos do carro, como o Certificado de Registro e Licenciamento de veículo, precisam estar em dia. Além disso, é necessário ter alguns acessórios extras, como dois triângulos de sinalização, extintor de incêndio e kit de primeiros socorros.

Dicas para pegar as estradas do Mercosul

Depois de preparar o carro e checar toda a documentação, é hora de pôr o pé na estrada. Para que não cometa erros comuns, atente-se a essas dicas.

  • Trace um roteiro para saber para onde seguir;
  • Faça pesquisas a respeito de hotéis e pontos de parada para que o motorista possa descansar;
  • Ande com os faróis acessos, mesmo durante o dia. Alguns países exigem este procedimento e, na falta dele, podem até cobrar multas;
  • Assim como no Brasil, existem pedágios nas estradas dos países vizinhos e, em alguns deles, o valor é elevado. Faça uma pesquisa de preço antes de viajar para não ser pego de surpresa;
  • O nome do combustível muda conforme o país. A gasolina pode ser chamada de nafta ou benzina.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Planeje sua viagem com o Rota de Férias

Reserva de hotéis

Reserve sua hospedagem com o Booking Nele você encontro bons descontos, avaliações e todas as informações necessárias

Booking.com
Passagem aérea

Compare e encontre as melhores opções no Skyscanner.com. Dá até para criar alertas se o preço da rota escolhida abaixar

Seguro de viagem

Encontre as melhores opções de seguro de viagem do mercado, de acordo com o período e o local que irá visitar.

Aluguel de carro

No Brasil e no exterior, descubra quem oferecem o melhor preço e alugue um carro antes mesmo de sair de casa