Especiais
Como se preparar para falar inglês em viagens internacionais
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 17/Fevereiro/2025
- . . .

Tags
Preparar-se para falar inglês em viagens internacionais é essencial. Afinal, o idioma é o mais popular do mundo – de acordo com dados divulgados pela publicação Ethnologue em 2023, cerca de 380 milhões de pessoas são falantes nativos e mais de 1,4 bilhão usam a linguagem ao redor do planeta.
Os números massivos indicam que, em muitas ocasiões, o inglês pode funcionar como uma forma de comunicação universal. É possível utilizá-lo tanto em países nativos (como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália), quanto em lugares que adotam outros idiomas, mas têm o inglês como segunda ou terceira língua.
Isso significa que, independentemente do destino escolhido para a viagem internacional, é bem provável que o turista consiga pedir informações, reservar hotéis, consultar horários de atrações e até resolver possíveis imprevistos falando inglês. Para isso, contudo, é preciso treinar e praticar com antecedência.
Dicas de inglês para viagens internacionais
Uma boa sugestão é estudar palavras em inglês que provavelmente serão úteis durante a viagem. Entre elas, destacam-se termos utilizados em aeroportos, como:
- Gate (Portão)
- Arrivals (Chegadas)
- Departures (Partidas)
- Passport control (Controle de passaporte)
- Baggage claim (Retirada de bagagem)
Há ainda várias frases específicas que costumam ser utilizadas por turistas. Abaixo, veja algumas que podem te ajudar em uma viagem ao exterior:
- Can you help me? (Poderia me ajudar?)
- Sorry, I don’t understand (Desculpe, eu não entendo)
- Where is…? (Onde é…?)
- How much is this? (Quanto isso custa?)
- Where is the nearest supermarket? (Onde fica o supermercado mais próximo?)
- Can I have the menu? (Poderia trazer o cardápio?)
- Can I have the bill, please? (Poderia trazer a conta, por favor?)
- I will be staying at… (Eu ficarei hospedado em…)
- I have a reservation (Eu tenho uma reserva)
- Where is the nearest bus stop/train station? (Onde fica o ponto de ônibus/estação de trem mais próximo?)
Diálogos com inteligência artificial

A BeConfident, startup que utiliza inteligência artificial para ensinar inglês de forma rápida e eficaz, desponta como uma boa aliada no processo de preparação para viagens ao exterior. Sua experiência de aprendizagem personalizada é tão inovadora que foi até premiada pela conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Diferentemente dos cursos tradicionais, mais voltados a exercícios de gramática e vocabulário, a metodologia da BeConfident foca o inglês na prática. A ferramenta simula diálogos reais para que as pessoas treinem conversando. O fato de as interações serem feitas por meio de uma inteligência artificial e com feedbacks instantâneos facilita muito o processo e elimina um obstáculo comum entre os brasileiros: a vergonha de errar frases ou pronúncias na frente de colegas ou professores.
As interações são feitas pelo WhatsApp – em breve, a startup pretende lançar também um aplicativo próprio – e o estudante pode usar a solução quando quiser e por quantas horas desejar. É possível escolher tutores de inteligência artificial que conversam utilizando diferentes tipos de sotaques, como os dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Canadá.
Quer aproveitar os benefícios da BeConfident para se preparar para a sua próxima viagem internacional? Clique no link abaixo e faça um teste gratuito para descobrir como a plataforma funciona e aproveite para simular diálogos como se você estivesse em outro país.
➡️ [Faça o teste gratuito aqui!]