Crédito: Divulgação

Como é passar um final de semana no resort Casa Grande, no Guarujá

1 de janeiro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Hospedar-se no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá, no litoral paulista, é como fazer uma viagem no tempo para a época do Brasil colonial. Impecável,o prédio branco com janelas e balaustres verde-bandeira exibe decoração com uma série de itens de época, mas com um toque de modernidade na medida certa. Logo de cara, os visitantes são recebidos por funcionários que dedicam uma atenção especial a cada hóspede. No primeiro dia, por exemplo, não é raro que eles o cumprimentem pelo nome. São detalhes como esse que ajudam a atrair muitos habitués ao resort.

LEIA MAIS: Como é passar 4 dias em um dos spas mais luxuosos do Brasil
Conheça os 100 melhores hotéis do mundo

O clima intimista do hotel é um de seus maiores trunfos. Por ser um “casarão”, os quartos são distribuídos em apenas dois andares. Esse estilo horizontal ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e sai do padrão atual de boa parte dos resorts brasileiros, que são baseados em grandes prédios. As acomodações  são confortáveis, luxuosas e têm um estilo retrô cheio de classe, ressaltado pelas portas e armários rústicos. As famílias que buscam mais privacidade e espaço podem optar por um dos três chalés disponíveis no resort, que contam com três quartos cada, salas e suítes.

Foto: Divulgação

Suíte do Casa Grande mescla itens contemporâneo com detalhes rústicos

Com mais de 40 mil metros quadrados, o resort fica de frente para a praia da Enseada. Basta andar entre os jardins com palmeiras da propriedade para encontrar atrações como a piscina principal, quadras, campo de minigolfe e salão de jogos. A Casa da Criança, com piscinas infantis e brinquedos, é o local ideal para os baixinhos. “Temos recebido muitas famílias com crianças pequenas. Por isso, criamos uma programação bem completa e que o pessoal adora. Os monitores especializados comandam atividades até às 23h”, conta Lourival de Pieri, diretor geral do Casa Grande há mais de 20 anos.

Foto: Divulgação

Piscina central do resort

Pertinho da área infantil, o Spasissimo oferece tratamentos de relaxamento e estética. É possível escolher entre programas realizadas em um Day Use ou pacotes que acompanham a estadia no hotel – eles duram de quatro dias a uma semana. Quem escolhe opções que exigem dietas balanceadas, por exemplo, pode fazer as refeições no próprio restaurante do spa.

Optei pela massagem relaxante, que é feita com um óleo de uva perfumado e uma ótima pedida para renovar as energias. Quem fecha um pacote no Spasissimo pode usar as saunas e a piscina aquecida com jacuzzi do local. Além de curtir as águas quentinhas, você vai querer passar horas contemplando o ambiente sereno e refinado do spa. Vale muito a pena.

Fotos: Marcus Vinícius Nogueira e Maria Beatriz Vaccari/Rota de Férias

Piscina e jacuzzi do Spassisimo

Gastronomia

A gastronomia do Casa Grande é um mimo à parte. No total, são seis opções de restaurantes, mas o que mais rouba a cena é o Thai. Localizado do outro lado da rua, à beira da praia, o restaurante tailandês só abre durante a noite (de dia, funciona como Bar da Praia) e ostenta charme e sabor. A verdade é que, à primeira vista, tudo do cardápio parece exótico demais. Entretanto, basta começar a provar para cair de amores pelos pratos típicos da Tailândia e de outros países do Sudeste Asiático. O festival de tapas, que adapta as receitas ao estilo do brasileiro, conta com delícias imperdíveis como os bolinhos de carne com coco ralado e a coxinha de frango com green curry e manjericão roxo, que é servida com sweet chilli sauce. Dica: o creme brulee de lichia é uma ótima opção para fechar o jantar com chave de ouro.

Foto: Divulgação

Thai é uma das grandes atrações gastronômicas do resort

Quem gosta de uma boa feijoada com direito a chorinho ao vivo não pode deixar de ir ao Atlântico Frutos do Mar no almoço de sábado. O local também serve pratos à la carte e abre para o jantar. O mais legal é que, durante a época mais fria do ano, o restaurante promove um festival de inverno na beira da piscina. Com aquecedores e cobertores, a galera se aconchega e petisca delícias preparadas na hora.

Foto: Maria Beatriz Vaccari/Rota de Férias

Batatinhas recheadas com catupiry, bacon e alho-poró é uma das delícias servidas no festival de inverno à beira da piscina

Comandado pela chef executiva Jacquelline Roelandt, que já liderou restaurantes na França e na Bélgica, o Bistrô Saint Malo trabalha com pratos da culinária tradicional francesa. Quem prefere refeições rápidas e leves pode ir ao Colonial Café, que conta com receitas inspiradas na cozinha mediterrânea.

Foto: Divulgação

Bistrô Saint Malo é opção para quem gosta da culinária francesa

As refeições inclusas nas diárias – é possível optar por café da manhã ou meia pensão – são servidas nos restaurantes Grande Hotel I e Grande Hotel II. No café da manhã, três longas mesas de madeira compõem um bufê para ninguém botar defeito. “Temos preocupação especial com as receitas servidas nos restaurantes do hotel. Por isso, sempre preparamos opções sem glúten ou lactose”, explica o diretor do resort.

Depois de tudo isso, é fácil entender porque o Casa Grande ostenta cinco estrelas e figura entre os melhores resorts do Brasil. Seja pela gastronomia, infraestrutura ou simpatia dos funcionários, sair do prédio colonial sem vontade de voltar é praticamente impossível.