Notícias

Catacumbas de Paris: um mundo paralelo abaixo da superfície

  • Créditos/Foto:
  • 10/Março/2025
  • Marcella Blass

Paris é mundialmente conhecida por seu charme. Seja numa visita à Torre Eiffel, seja em um passeio pelos bairros de Montmartre e Quartier Latin, há algo impressionante a cada esquina. O que poucos turistas sabem, porém, é que, enquanto caminham em busca de um croissant quentinho ou de uma pâtisserie de encher os olhos, existe uma cidade paralela bem debaixo de seus pés. E é ali, nas Catacumbas de Paris, que você descobre um lugar bem diferente. 

Encontre aqui boas opções de hospedagem em Paris

Catacumbas de Paris

Ao todo, a Cidade Luz tem mais de 300 km de galerias subterrâneas – e parte dos labirintos que passam sob o bairro Montparnasse compõem as Catacumbas de Paris. A área de 11 mil metros quadrados, a 20 metros de profundidade, é local de um dos ossários mais importantes do mundo. Atualmente, a estimativa é que o depósito abrigue os ossos de mais de 6 milhões de parisienses.

O mais curioso de tudo é que, durante um roteiro por Paris, dá para visitar e, acredite, se divertir nesse mundo paralelo. Diversas agências, como a GetYourGuide, oferecem ingressos para as Catacumbas de Paris combinados com cruzeiros pelo Rio Sena, uma vez que a dobradinha é interessante para observar a capital francesa de diferentes ângulos.

Como os tours são muito procurados, é importante adquirir os tíquetes com antecedência. Mas antes disso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o que você encontrará no subterrâneo da capital francesa.

Como surgiram as Catacumbas de Paris

Catacumbas de Paris: um mundo paralelo 20 metros abaixo da superfície
Paredes de ossos nas Catacumbas de Paris

Em meados do século 18, a maioria das igrejas parisienses tinha os próprios cemitérios. Com o crescimento da população e os graves problemas de saúde causados pela matéria orgânica no solo, porém, as autoridades não viram outra solução senão esvaziar esses terrenos. As primeiras evacuações aconteceram entre 1785 e 1787 no Cimetière des Saints-Innocents, o maior e mais antigo da cidade.

O destino dos ossos foi as galerias subterrâneas – local afastado, mas controlado e de fácil acesso. Surgiu, assim, em 7 de abril de 1786, o Ossário Municipal de Paris. O termo “catacumbas” só passou a ser utilizado alguns anos depois, em referência às famosas catacumbas de Roma, na Itália.

Leia mais: O que fazer em Paris – 16 atrações imperdíveis e dicas

Como é a visita às Catacumbas de Paris

Catacumbas de Paris: um mundo paralelo 20 metros abaixo da superfície
Arquitetura das galerias subterrâneas

Uma escada caracol de 131 degraus separa a superfície das Catacumbas de Paris. Munido de audioguias individuais, um grupo restrito de 200 pessoas desce às galerias subterrâneas a cada 15 minutos – dando adeus à luz do sol e olá aos corredores estreitos e úmidos.

Ao longo da caminhada pelo chão irregular, painéis informativos complementam o guia eletrônico, deixando o tour ainda mais imersivo. A iluminação baixa e alaranjada dá o clima, e mesmo quem faz a visita acompanhado por familiares ou amigos assume tom de voz contido e postura introspectiva.

“Arrête! C’est ici l’empire de la mort”! Cravada no lintel de um portal de pedra, a frase “Pare! Este é o império da morte” alerta o visitante de que está prestes a adentrar o ossário. A partir daí, o percurso se transforma em um mergulho ainda mais profundo na história dos parisienses que têm nas catacumbas seu local de descanso eterno.

Ossário de Paris 

Catacumbas de Paris: um mundo paralelo 20 metros abaixo da superfície
Coluna de sustentação adornada nas Catacumbas de Paris

Antes de o ossário ser aberto ao público, em 1890, Héricart de Thury esteve à frente de uma força-tarefa para organizar os ossos transferidos para as galerias subterrâneas. O cientista e engenheiro de minas foi o grande responsável por transformar as catacumbas em um monumento museológico. O resultado de seu trabalho são quilômetros de tíbias e crânios posicionados uns sobre os outros, formando muros artísticos de tirar o fôlego. 

Os ossos também compõem construções arquitetônicas como sepulturas e colunas de sustentação. Além delas, há uma série de pequenas esculturas. Logo no primeiro corredor do ossário, pode-se ver vários crânios formando um coração (bem romântico), e, mais à frente, adornando molduras e degraus. 

Há alguns anos, havia até mesmo uma representação da Torre Eiffel feita de crânios. Porém, o trabalho se desfez com o tempo e a interação dos visitantes. Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais é terminantemente proibido tocar nos ossos, bem como comer, beber e fotografar com flash dentro das catacumbas.

Duração do tour

O tour completo tem pouco mais de 1,5 quilômetro e duração de uma hora. Ao longo de todo o caminho, 135 frases de filósofos antigos, textos bíblicos e poetas contemporâneos inspiram quem visita a refletir sobre a própria existência e efemeridade da vida. 

Embora as Catacumbas de Paris sejam o cenário perfeito para um filme de terror (e realmente foram, no longa-metragem “As Above So Below”, de 2014), o passeio não tem nada de assustador. Na verdade, seu valor histórico, social, cultural e científico é tão fascinante quanto o da superfície. 

Curiosidades sobre as Catacumbas de Paris

Veja algumas curiosidades a respeito das Catacumbas de Paris:

  • A grande maioria dos prédios de Paris foi construída com as pedras de calcário retiradas dos túneis subterrâneos. A lista inclui arquiteturas famosas como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre. 
  • O estudo dos arquivos dos cemitérios evacuados mostrou que os ossos do político Maximilien Robespierre (1758 – 1794), do químico Antoine Laurent Lavoisier (1743 – 1794) e do poeta Juan de La Fontaine (1621 – 1695), bem como os de outras personalidades da história francesa, estão no ossário.
  • Em 1897, um grupo seleto de parisienses recebeu um convite misterioso que dizia: “no dia 2 de abril, compareça às catacumbas à meia-noite. Vá sozinho e pare seu carro nas ruas adjacentes para não chamar a atenção da vizinhança”. Ao descerem as escadas para as galerias subterrâneas, os convidados foram surpreendidos por uma orquestra formada por 45 músicos e artistas, que declamaram poesias e tocaram clássicos como a Marcha Fúnebre, de Frédéric Chopin.

Serviço – Catacumbas de Paris

O que você precisa saber antes de ir a Paris

Passeio de barco no Rio Sena, em Paris – Como é e como reservar
Passeio de barco pelo Rio Sena, em Paris

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

De quebra, vale a pena comprar um pouco de euro. Pode ser em espécie ou em cartão, mas não viaje sem nada.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.

Onde consultar: Seguros Promo (cupom   ROTADEFERIAS15   para 15% de desconto)

Pediu o eSim ou chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um eSim ou chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão. Um dos destaques é que eles contam com planos de eSim, sem a necessidade de chip físico.

Onde pedir: America Chip (cupom   ROTADEFERIAS   para 10% de desconto)

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Precisa comprar dólar, euro ou outra moeda? Cote aqui

Nunca viajo sem ao menos um pouco de dinheiro do país para o qual estou indo, seja em espécie, seja em cartão. Minha dica para comprar moeda estrangeira é a Confidence, pois eles são uma das casas de câmbio mais respeitadas do mercado. Eu gosto muito do fato de eles fazerem delivery e entregarem tudo em casa, mas também dá para ir buscar nas lojas físicas. Tem várias disponíveis no Brasil.

Onde cotar: Confidence

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir meus roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis

LEIA TAMBÉM:


planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP