Crédito: Divulgação

Castelos incríveis para conhecer no Vale do Loire, na França

19 de junho de 2019

Por Beatriz Ceschim

A região do Vale do Loire, na França, combina vilarejos, castelos, igrejas e paisagens verdes deslumbrantes. O destino se estende por 280 quilômetros, entre Sully-sur-Loire e Chalonnes. Com características da era renascentista francesa, o local é um Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco graças a sua herança cultural, arquitetônica e histórica.

LEIA MAIS: 5 CASTELOS PARA CONHECER NO CENTRO DE PORTUGAL
SAIBA COMO É SE HOSPEDAR EM CASTELOS NA FRANÇA

Vale do Loire, na França

A partir da metade do século 15, Leonardo Da Vinci e outros artistas foram levados pelos reis franceses para o Vale do Loire. O pintor italiano passou seus últimos anos de vida no Château de Clos Lucé – em 2019, eventos no Vale e em Paris relembraram os 500 anos da morte do escultor. O local escolhido pelo artista é um solar próximo ao Château d’Amboise, castelo em que vivia o rei Francisco I.

O Château de Villandry foi o último castelo da região a ser erguido durante o Renascimento, em 1536. Os jardins dessa residência são um aspecto marcante da construção, por causa da sua estética e simetria. Outro edifício que se destaca é o Château de Chambord, o maior do Vale do Loire, com 60 quartos abertos ao público e uma coleção de 4.500 objetos de arte. Nesse local, Da Vinci construiu a escadaria da “revolução dupla”, feita em espiral, para que duas pessoas subam pelos dois lados, sem se cruzar.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Como nas terras do Rio Loire existem cerca de 20 castelos para visitação, a Françatur separou alguns roteiros para conhecer a região. Um pacote oferece visitas à Paris e Champagne, além de passeios pelos castelos Chenonceau, Amboise e Chambord. Os viajantes também podem ver santuários e capitais europeias.

Outra rota percorre o rio de barco, passa pelos arcos da ponte do Château de Chenonceau e atraca em Chisseaux. Esse castelo foi a residência favorita da rainha Catarina de Médici, além de hospedar outras mulheres da realeza. Por isso, ficou conhecido como “Castelo das Damas”. Esse programa da agência inclui Mont Saint-Michel e Normandia, além de uma degustação de vinho na Cave des Dômes.

Castelos e palácios mais lindos do mundo