Notícias
Brexit ganha força: o que muda para os turistas nos países do Reino Unido
- Créditos/Foto:VisitBritain
- 23/Julho/2019
- Paulo Basso Jr.
Como o anúncio de Boris Johnson como novo líder do Partido Conservador e próximo primeiro-ministro do Reino Unido, o tema Brexit volta às manchetes em todo o mundo. Isso porque o político, que já foi elogiado em publico por Donald Trump, presidente dos EUA, apoia a separação total do Reino Unido da União Europeia, com ou sem acordo.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Países do Reino Unido
O Reino Unido é composto atualmente por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Este último é o único que não fica na ilha da Grã-Bretanha. Confira alguns dos principais pontos turísticos dos países do Reino Unido:
Brexit: o que muda para os turistas
O Brexit deve afetar diretamente os habitantes dos países do Reino Unido, mas não necessariamente os turistas. Isso porque o bloco já não pertencia ao Espaço Schengen, o que significa que sempre houve controle de fronteiras e foi necessário apresentar passaporte para entrar e sair dos seus limites. Alguns países – o que não é o caso do Brasil –, inclusive, sofriam com exigência de visto de turismo.
LEIA MAIS: A INCRÍVEL REGIÃO DA ESCÓCIA EM QUE KATE E WILLIAM SE CONHECERAM
BAIRROS DE LONDRES, NA INGLATERRA, SÃO OPÇÕES DE PASSEIO FORA DO CENTRO
Além disso, vale ressaltar que os países do Reino Unido nunca usaram o euro como moeda. Há quem defenda, por sinal, que o Brexit vai provocar uma desvalorização na libra esterlina, o que pode deixar a região mais barata para os turistas. Isso vale também para quem vai fazer conexão em Londres para outros países europeus, já que os preços dos voos por lá tendem a baixar.
Por outro lado, alguns especialistas apontam que atitudes xenófobas possam aparecer com mais frequência. Mas, apesar de grave, a expectativa é que isso não afete quem vá passar pouco tempo fazendo turismo nos países do Reino Unido.