Viaje pelos principais destinos ecoturísticos do Brasil

27 de junho de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

O Brasil é o país que mais ostenta destinos ligados ao ecoturismo. Segundo o relatório  The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, as terras tupiniquins abrigam a maior biodiversidade e quantidade de recursos naturais do planeta. Quem gosta de viajar por locais com natureza abundante vai curtir conhecer as atrações que o Rota de Férias e a agência de viagens online ViajaNet listaram abaixo:

1. Cataratas do Iguaçu (PR)
Umas das sete maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu. Elas ficam entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina. A fronteira com o Paraguai também fica bem perto da atração.

Cataratas do Iguaçu, no Paraná

LEIA MAIS: Quatro mulheres encaram 11 dias na Amazônia
Os melhores destinos para mergulhar no Brasil

2. Carrancas (MG)                                                                                
Além de uma exuberante paisagem, Carrancas é o destino ideal para uma ecotrip. Entre os atrativos que a região oferece, destacam-se os lagos naturais de água cristalina, trilhas e algumas das 70 cachoeiras que embelezam o município.

3. Pedra Azul (ES)                                                                                           
Localizado no estado do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul é uma grande surpresa para quem pensa que belas paisagens de serra só se concentram no sul do país. A região conta com trilhas que levam a cachoeiras, piscinas naturais e passeios que agradam desde aventureiros até famílias.

4. Chapada da Diamantina (BA)                                                                      
Protegida pelo Parque Nacional da Chapada da Diamantina e situada no estado da Bahia, a Chapada Diamantina é um dos lugares mais belos do Brasil. O território abriga grutas, cânions, cavernas e cachoeiras que caem de gigantescas formações rochosas.

Chapada Diamantina, na Bahia

5. Jalapão (TO)                                                                                      
Situado no estado de Tocantins, o Parque Nacional do Jalapão é conhecido por seus chapadões, cachoeiras e rios. Quem passa por lá também pode curtir a bela paisagem de cerrado com formações rochosas impressionantes.

6. Manaus (AM)

Manaus, no Amazonas, é considerada por muitos como a meca do ecoturismo no mundo. A cidade conta com importantes parques e reservas ecológicas, como o Parque Ecológico Januari e o Jardim Botânico Adolpho Ducke, um dos maiores do mundo.

7. Bonito (MS)

Bonito, no Mato Grosso do Sul

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é ideal para quem curte passeios aquáticos. O local é um dos melhores do Brasil para mergulhar e nadar na companhia de peixinhos coloridos. De quebra, ainda dá para visitar grutas e cavernas belíssimas.