Crédito: VisualHunt.com

Brasil deve acumular 73 milhões de viagens neste verão

10 de janeiro de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

Brasil, verão e férias tem tudo a ver. A prova disso é que o País deve registrar 73,4 milhões de viagens entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, segundo previsão do Ministério do Turismo. Nesse mesmo período no verão passado, o número foi de 72,8 milhões de viagens, e só esse aumento deve movimentar R$ 100 bilhões na economia.

“Esses dados comprovam que o turismo é uma das atividades econômicas mais resistentes da economia brasileira. Mesmo em um momento complicado, no qual várias outras atividades tiveram queda na participação da economia, o turismo se mantém como um importante segmento econômico, gerando emprego e renda”, afirma Marx Beltrão, ministro do Turismo.

Os números levantados pelo departamento governamental ainda mostram que o carro é o meio de transporte mais usado para os deslocamentos (52,9%). Enquanto isso, 26,7% das viagens (19,6 milhões) são feitas de ônibus e apenas 8,1% de avião.

No quesito hospedagem, a previsão é de que os turistas fiquem em casas de amigos e parentes em 61,3% das viagens. A segunda opção mais comum são os hotéis (19,1%), seguida do aluguel de imóveis e reservas em pousadas ou resorts (10%). Campings e albergues devem ser usados em 697 mil passeios.