Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Notícias de Turismo

Mostra gratuita revela álbuns de viajantes do século 19

Mostra gratuita revela álbuns de viajantes do século 19

Notícias de Turismo




A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP, localizada em São Paulo, recebe a exposição São Queiroz: Litografia e Enigma. Inédita, a mostra pretende traçar um breve painel da utilização da litografia ao longo da história do Brasil, destacando particularmente o seu uso na arte contemporânea, como um meio de expressão autônomo e ainda instigante ao olhar.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

“As ‘brasilianas’ são coleções que tem como tema o Brasil, seja em forma de livros, desenhos, artes. Para a exposição São Queiroz, selecionamos álbuns de viajantes que estiveram no país no século 19″. Relata Luiz Armando Bagolin, filósofo, docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, que também assina a exposição.

Segundo Bagolin, que faz parte da curadoria, “ver esse material é uma maneira de viajar sem sair do lugar. É um outro jeito de conhecer o novo mundo”, comenta.

Litografia

Os compilados expostos na mostra foram ilustrados com desenhos e gravuras em litografia, técnica de impressão que consiste em fazer a imagem em uma superfície de uma pedra calcária, que, depois de ser tratada quimicamente, recebe a tinta que vai reproduzir desenhos ou textos.

Ao todo, a exposição São Queiroz: Litografia e Enigma exibe cerca de 40 litografias e monotipias, nunca antes disponíveis ao público. Há, inclusive, exemplares de trabalhos importantes de poetas brasileiros ilustrados com a técnica, entre eles Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

LEIA MAIS: CINCO PASSEIOS EM SÃO PAULO PARA FAZER COM CRIANÇAS
5 HOTÉIS QUE OFERECEM ATIVIDADES CULTURAIS PARA OS HÓSPEDES

“A própria montagem da mostra envolve a ideia de várias lâminas e camadas que remetem às fases do trabalho da litografia. O objetivo é demonstrar como as coleções brasilianas não estão fechadas, ou seja, como a arte contemporânea pode agregar para que elas se mantenham atualizadas”, afirma o curador Bagolin.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU). Foi inaugurada em 2013 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de 80 anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Serviço

Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana, Cidade Universitária, São Paulo-SP
Visitação: Até o dia 28/2/2019, das 8h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira
Valor: Entrada gratuita
Observação: O local possui acessibilidade para cadeirantes





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.