Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Notícias

Berchtesgaden: como está hoje o refúgio de inverno de Hitler na Alemanha

Crédito: Divulgação
23 março, 2021
POR: Paulo Basso Jr.

Primeiro, foram os reis da Bavária. Depois, o ditador Adolf Hitler, sua companheira, Eva Braun, e outros líderes nazistas. Assim, Berchtesgaden, aos pés da Watzmann, segunda montanha mais alta da Alemanha, com 2.713 metros de altura, ficou marcada como reduto e refúgio de personalidades históricas, que elegeram a região para escapar da agitação das grandes cidades e procurar algum sossego no inverno – no caso de Hitler, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial.

LEIA MAIS: MUNIQUE – ROTEIRO COMPLETO DE 3 DIAS
BERLIM – ROTEIRO COMPLETO DE 4 DIAS

Onde fica Berchtesgaden

Hoje, a cidadezinha nos Alpes bávaros, localizada no sul da Alemanha, a 120 km de Munique e a 25 km da austríaca Salzburgo, na Áustria, serve como um excelente destino para quem busca a calma e a tranquilidade de um vilarejo típico das montanhas. Além disso, oferece infraestrutura completa para a prática de esqui e outros esportes de neve.

Seguro viagem na Alemanha é obrigatório – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5.

Declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1990, o Parque Nacional Berchtesgaden é morada de diversas espécies de animais e guarda paisagens belíssimas, como as do lago Königssee, que pode ser visitado de barco.

Muitas vezes, o tour é acompanhado por um saxofonista, que toca o instrumento em meio ao vale que cerca o lago, reverberando o som. O barco em seguida para em uma ilha, onde fica a pitoresca igreja de São Bartolomeu, com paredes brancas e pequenas abóbodas vermelhas.

Com um chip viagem internacional, você pode usar internet em qualquer lugar da Alemanha. Aplique o cupom rotadeferias na Viaje Conectado e ganhe até 10% de desconto.

Outro destaque de Berchtesgaden  são as minas de sal que movimentam a economia da região. Em uma delas você encara um longo escorregador para chegar à mina, o que agrada principalmente às crianças. O local também conta com lindas capelas feitas de sal.

Berchtesgaden de Hitler

O diferencial histórico, no entanto, acaba servindo como um atrativo a mais aos viajantes que vão a Berchtesgaden. Isso porque foi no complexo montanhoso de Obersalzberg que Hitler mandou erguer o Berghof, sua residência oficial na região, destruída em um ataque aliado em 1945.

Além da casa do führer, foram levantadas no pedaço durante a Segunda Guerra Mundial diversas moradias para outros membros importantes do partido nazista. Escritórios da Gestapo (polícia secreta) e do serviço de segurança do Reich também marcaram a história na região.

Reserva de hotel em Berchtesgaden – Confira os preços e as melhores opções aqui.

Até hoje, Berchtesgaden guarda um bunker, muito procurado por turistas, sobretudo norte-americanos. O complexo de túneis subterrâneos de 2.775 metros, com intrincados corredores, 79 salas e 4.120 m2, foi entalhado na rocha para proteger os nazistas de eventuais ataques dos inimigos aliados.

Bunker de Berchtesgaden

O ataque aéreo protagonizado pelos aliados em 1945 destruiu boa parte do quartel-general montado em Berchtesgaden, mas o bunker resistiu e hoje é um dos poucos lugares mantidos na forma quase original. Alguns espaços dele foram transformados em salas de vídeos e fotos para mostrar a história aos viajantes, mas apenas 10% dos túneis estão abertos à visitação.

LEIA MAIS: O QUE SABER NA HORA DE VIAJAR DE TREM NA ALEMANHA
COMO SURGIU A OKTOBERFEST DE MUNIQUE, NA ALEMANHA

Acima dos túneis, resta apenas a casa de hóspedes, onde funciona um museu que conta a história do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Quadros de Hitler brincando com animais, auto-falantes em que se pode ouvir discursos do führer e objetos pessoais de líderes nazistas, como uma adaga de condecoração, fazem parte da exposição.

Para muitas pessoas, o passeio dá um pouco de nó no estômago, já que é bastante rico em detalhes históricos. Não há, entretanto, qualquer apologia política no ambiente, muito pelo contrário. O objetivo da exibição, segundo a curadoria do espaço, é deixar a história viva para que as pessoas entendam como funcionava a mentalidade dos nazistas da Alemanha e nunca mais a imitem.

Ninho da Águia

No topo da montanha Kehlstein, a 1.834 metros de altitude, Berchtesgaden abriga outro símbolo nazista, o Ninho de Águia (Kehlsteinhaus), obra entregue a Hitler como presente por seu aniversário de 50 anos, em 1939. Mas o ditador reclamava do ar rarefeito do topo da montanha e esteve no local apenas três vezes na vida, apesar de ter mandado levantar um luxuoso elevador com detalhes em bronze cortando verticalmente a rocha da montanha para sua conveniência.

É uma delícia conhecer o Velho Continente dirigindo – Confira aqui as melhores ofertas para alugar carro na Alemanha.

Após a Segunda Guerra Mundial, soldados aliados encontraram no local alguns depósitos fechados com milhares de garrafas dos melhores vinhos franceses, além de quadros e outras obras de arte, tudo saqueado dos países invadidos e dos judeus (cenas que retratam isso podem ser vistas na série Band of Brothers). O Ninho da Águia então passou a ter acesso restrito até 1996, quando foi devolvido pelos Estados Unidos à Alemanha.

Em 1999, a área de Obersalzberg foi reaberta para visitação, sob a alegação que o local tinha grande valor para os amantes da natureza. O edifício em que funcionava o Ninho da Águia se transformou em museu e, posteriormente, um pitoresco restaurante, que serve especialidades da Bavária, como salsichas e cerveja.

Dali do alto, o raio de visão pode alcançar até 200 km. São belas paisagens e ares que, hoje, fazem Berchtesgaden respirar bem mais aliviada.

Texto adaptado de original publicado no livro 50 Lugares Inesquecíveis de Inverno, da coleção Viaje Mais, parceira do Rota de Férias.

LEIA MAIS: ROTA ROMÂNTICA ALEMÃ – ROTEIRO DE 4 DIAS
VISITE A LINDA ROTHENBURG-OB-DER-TAUBER, NA ALEMANHA

O MELHOR DA ALEMANHA

Quando planejamos nossas viagens para Alemanha, deixamos tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitarmos contratempos e problemas com outro idioma e costumes DIFERENTES. Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas, alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis. De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos.

Para quem vai à Alemanha, vale lembrar ainda que é obrigatório fazer um seguro viagem e uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional. Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.

Reserva de hotéis em Berchtesgaden


Booking.com

 

 

A oferta de hotéis na Alemanha é ampla e vai desde campings, pousadas e bed and breakfasts até resorts luxuosos. Para escolher a melhor opção em cada país, usamos o Booking.com. No site, dá para ver preços, fotos, políticas (de cancelamento, horários de check in e check out, se serve café da manhã…) e, o principal, a opinião de pessoas que já ficaram no estabelecimento. A partir daí, fazemos reservas antecipadas com poucos cliques e só temos o valor descontado do cartão de crédito quando chegamos ao destino, o que torna tudo muito mais fácil.

Clique aqui para pesquisar e reservar hotéis em Berchtesgaden.

Seguro viagem Alemanha

Seguro viagem é obrigatório em quase todos os países da Europa. Você precisa contratar o seu antes mesmo de sair do Brasil, para desembarcar no destino sem contratempos. A dica é consultar as principais operadoras no site Seguros Promo, que analisa de uma vez as melhores opções do mercado e retorna com os preços mais atraentes. Na hora de fechar o seguro viagem para a Alemanha, vai aqui uma dica e tanto para os leitores do Rota de Férias: use o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 5% de desconto.

Clique aqui para fazer seu seguro viagem Alemanha.

 

Chip viagem Alemanha

Com um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone, sua viagem para a Alemanha ficará muito melhor. No Velho Continente, gostamos de usar o chip da Viaje Conectado, que permite pular de um país para o outro numa boa, muitas vezes sem sequer precisar ajudar qualquer tipo de configuração. Já usamos em destinos como Portugal, a própria Alemanha, Suíça, Espanha, Inglaterra, Escócia, França, Croácia, Eslovênia, Grécia, Áustria, Eslováquia e até na Rússia. Use o cupom rotadeferias para comprar o seu chip viagem internacional com até 10% de desconto.

Clique aqui para comprar seu chip viagem para a Alemanha.

 

Passagem aérea para a Alemanha

Quando pesquisamos passagens aéreas para a Alemanha, usamos o site Skyscanner. Motivos para isso não faltam. Para começar, ele analisa as principais companhias aéreas de uma vez e apresenta na tela os melhores valores. Além disso, dá para procurar por tempo de voo, conexão, analisar os preços mais baixos em um determinado período e até receber alertas caso novas ofertas apareçam.

Clique aqui para reservar e comprar passagens mais baratas para a Europa.

 

Aluguel de carro na Alemanha

Assim como ocorre no Brasil, a Alemanha conta com muitas empresas para alugar carro.  Em vez de pesquisar uma por uma, porém, use o site Rentcars.com. Com uma única pesquisa, ele compara as melhores opções no Velho Continente e exibe na tela os valores mais em conta. Dá para selecionar o tipo do veículos, escolher o seguro, apontar o local exato de retirada, devolver em outra cidade e muito mais.

Clique aqui para pesquisar e alugar um carro na Alemanha.

    PLANEJE SUA VIAGEM

    Chip viagem

    Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

    Confira aqui

    VIAJE CONECTADO

    Seguro viagem

    Compare diversas empresas de uma só vez e compre com desconto

    Contrate aqui

    SEGUROS PROMO

    Passagens aéreas

    Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

    Compre aqui

    SKYSCANNER

    Reserva de hotéis

    Encontre a melhor opção de hospedagem para você

    Reserve aqui

    BOOKING

    Informativo

    Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.