Crédito: Divulgação

Belezas de Portugal: 6 lugares para incluir na rota de férias

4 de dezembro de 2018

Por Redação

Além da boa gastronomia, há muitas belezas de Portugal a serem descobertas na região central do país. Cidades como Coimbra e Aveiro são recheadas de parques, praias e reservas. Do litoral às montanhas, há inúmeras atrações para quem quer respirar o ar puro e se conectar com a natureza.

LEIA MAIS: PASSEIOS EM PORTUGAL: VEJA 5 OPÇÕES INCRÍVEIS NA REGIÃO DO ALENTEJO
SABORES DE PORTUGAL: CONHEÇA A CULINÁRIA DO CENTRO DO PAÍS

Belezas de Portugal no Centro do país

1. Parque Natural da Serra da Estrela

O nome cai bem a este parque, que é a verdadeira estrela entre as belezas de Portugal. A montanha mais alta da parte continental do país conta com cenários inesquecíveis e oferece experiências como mountain biking, trilhas para caminhadas, escaladas e até esqui no inverno.

2. Praia do Norte

Nazaré é uma cidade de pescadores charmosa e também um destino popular de veraneio. A Praia do Norte, que tem ondas gigantescas e cobiçadas por surfistas, é uma maravilha da natureza. Mesmo quem não pratica o esporte pode apreciar o fenômeno. Do Farol da Nazaré, é possível ver, de um lado, a Praia de Nazaré, calma e sem ondas, e do outro, a Praia do Norte e suas ondas imensas.

3. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Este parque fica a uma hora de Lisboa. Sua maior riqueza está nas profundezas da serra, que é repleta de grutas esculpidas pela água e pelo tempo. Muitas delas são abertas para visitação, como as grutas de Santo Antônio, Moeda, Mira d’Aire e Alvados.

Divulgação

Orla de Nazaré

4. Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

A paisagem desta reserva de 700 hectares, próxima a Aveiro, descortina-se entre o mar e a terra. Praias, charcos de água doce, dunas e pinheiros são recortados por trilhas, que garantem um passeio e tanto para levar na memória, no qual se observam diversas aves encantadoras.

5. Mata do Buçaco

A Mata do Buçaco está a cerca de 30 quilômetros de Coimbra, na Serra do Buçaco, onde a montanha atinge 547 metros de altitude. Seu verde intenso e os caminhos tranquilos permeiam o cenário de um trekking para descobrir a flora deslumbrante da região, que inclui mais de 700 espécies.

6. Parque Natural do Tejo Internacional

Raridades de fauna e flora vivem no Parque Natural do Tejo Internacional, que fica no distrito de Castelo Branco. Em visitas guiadas, é possível ver de perto algumas das centenas de espécies de animais que lá vivem, como javalis, veados e raposas.

As Ruínas dos Alares são o lugar perfeito na região para um bom piquenique. É lá também que está o Geopark Naturtejo, uma área de 4,6 mil quilômetros quadrados com 16 geomonumentos de valor geológico, paleontológico e geomineiro.