Crédito: Foto: rvcroffi via VisualHunt / CC BY

Aumenta o número de brasileiros dispostos a viajar em 2017

16 de março de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

A crise econômica não precisa ser um obstáculo para quem gosta de viajar. Em alguns casos, dá para apertar o orçamento e planejar o passeio para gastar pouco e curtir muito. Uma sondagem realizada pelo Ministério do Turismo indica que, pelo segundo mês consecutivo, a vontade de viajar do brasileiro cresceu – 21,1% afirmaram que pretendem turistar nos próximos seis meses.

LEIA MAIS: DICAS PARA ECONOMIZAR NAS PRÓXIMAS VIAGENS

CONHEÇA AS MELHORES MANEIRAS DE JUNTAR MILHAS

75,8% dos entrevistados afirmam que pretendem passear dentro do País. A região Nordeste é a preferida dos entrevistados (ultrapassou a marca de 50% das intenções de viagem), principalmente dos paulistas, cariocas e brasilienses. O pessoal de Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) dá preferência a passeios pela região Sudeste. Já a galera de Salvador (BA) quer se divertir nas cidades do Sul.

Apesar da preferência por destinos nacionais, a intenção de viajar para o exterior também aumentou – passou de 17,1% em fevereiro para 23,3% em março. O comportamento está ligado à queda do valor do dólar norte-americano em relação ao real.

Na hora da locomoção, 57% dos brasileiros devem optar por viagens de avião. O automóvel será usado por 29,5% e os ônibus por 11,6% dos viajantes.