Crédito: Alexandre Macieira/Riotur

Atrações gratuitas para curtir o Rio de Janeiro

25 de agosto de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

O Rio de Janeiro é um dos principais destinos do Brasil. Além de ser maravilhosa, a cidade tem muito a oferecer. O melhor de tudo é que muitas atrações bacanas podem ser visitadas gratuitamente. A reportagem do Rota de Férias separou uma lista com as melhores opções para quem quer se divertir sem abrir a carteira. Confira:

LEIA MAIS: 5 dias no Rio de Janeiro
4 viagens curtinhas para fazer a partir do Rio de Janeiro

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é o local ideal para quem quer apreciar obras de arte. Com mostras gratuitas e pagas, o prédio também conta com programações relacionadas a teatro, cinema, artes visuais e música. É possível fazer uma visita de segunda a quarta-feira das 9h às 21h.

Foto: Divulgação/Fundação Biblioteca Nacional
5026748287_096fd9a5cf_b

Biblioteca Nacional é considerada uma das mais importantes do mundo pela UNESCO

Biblioteca Nacional 

Os apaixonados por livros não podem deixar de ir à Biblioteca Nacional, que fica no centro da cidade. O local é considerado uma das principais bibliotecas do mundo pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e conta com um acervo com cerca de 9 milhões de itens.  Os horários para visitação são: de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e das 10h30 às 15h aos sábados.

Paço Imperial 

O Paço Imperial funciona como uma espécie de centro cultural. Quam vai ao local consegue acompanhar exposições artísticas de vários estilos. O prédio da era colonial, que foi construído no século 18 para ser a casa dos governadores do Rio de Janeiro, fica aberto de terça a domingo das 12h às 19h. Durante os Jogos Olímpicos o local abre às 11h.

Mirante da Paz

Para chegar o Mirante da Paz basta ir à estação de metrô da praça General Osório e pegar o elevador para a atração. O local conta com uma visão 360º da cidade maravilhosa. É possível avistar pontos turísticos como Copacabana, Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado e até o Jardim Botânico. A atração fica aberta todos os dias das 5h às 23h.

Samba na Rua do Ouvidor

Quem gosta de Samba precisa ir às rodas musicais que acontecem na Rua do Ouvidor, no centro histórico do Rio de Janeiro. A atração reúne fãs do estilo musical e acontece em dois sábados do mês por volta das 17h. Dá para acompanhar informações sobre os eventos por meio da página do Facebook.

Foto: Wikimedia/Halley Pacheco de Oliveira
Largo da Carioca

Catedral de São Sebastião chama a atenção pela arquitetura arrojada

Museu Nacional de Belas Artes 

O Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro é gratuito aos domingos. Nos outros dias da semana, o local cobra R$ 8 por ingresso. A visita permite para acompanhar exposições com obras de renomados artistas nacionais e internacionais. Os visitantes podem aparecer de terça a sexta-feira das 10h às 17h ou aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.

Catedral de São Sebastião 

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro chama a atenção por seu formato cônico. Bonita por dentro e por fora, a construção é uma atração legal para pessoas de qualquer religião. O local fica aberto para visitação todos os dias das 7h às 17h.