Atrações
Atrações em Monte Verde: trilhas e gastronomia
- Créditos/Foto:Divulgação
- 09/Outubro/2024
- Redação
Quem gosta de boa gastronomia e clima serrano encontra muitas atrações em Monte Verde no que se refere, sobretudo, a trilhas e gastronomia. A cidade mineira oferece temperaturas amenas ao anoitecer e bons passeios em contato com a natureza.
Os restaurantes são outro ponto alto da viagem. É possível provar chocolates artesanais, cervejas feitas em estabelecimentos locais e até apreciar refeições em um restaurante panorâmico giratório.
Atrações em Monta Verde
Uma das principais atrações em Monte Verde é, sem dúvida, a possibilidade de viajar em casal e namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Entretanto, o destino também possui várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.
O viajante pode começar o passeio com uma caminhada pela manhã, já que o ar puro das montanhas e a mata da região são um convite ao trekking. A cidade possui oito trilhas principais – vale a pena começar pela do Pinheiro Velho, que tem início na avenida principal e termina no aeroporto. Apesar de ser somente uma pequena pista com um hangar, o aeroporto é o mais alto do Brasil, a 1.600 metros de altitude.
Nesta trilha, há um mirante, de onde se tem a melhor vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo. É possível ver ainda o mais antigo pinheiro de Monte Verde, que tem mais de 500 anos.
Para chegar ao topo da pedra conhecida como Chapéu do Bispo, que fica a 2.030 metros de altitude, há uma trilha de aproximadamente uma hora. Outra opção bacana é a que leva ao topo da Serra da Mantiqueira, que fica exatamente na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Lá de cima, dá pra ver toda a cidade de Monte Verde, além de Campos do Jordão e outros municípios do Vale do Paraíba.
Quem gosta de uma caminhada mais longa e pesada pode fazer a trilha que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. O caminho dura aproximadamente cinco horas e meia e deve ser feito com um guia local, já que há trechos por dentro de propriedades particulares e muitas bifurcações.
Vale a pena destacar que é possível fazer algumas trilhas pilotando quadriciclos, motos, jipes ou mesmo de mountain bike ou a cavalo – todos podem ser alugados na cidade. Montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo também são algumas das atrações da região.
Gastronomia
A gastronomia do distrito de Monte Verde é bastante variada. Além da típica comida mineira, como o leitão à pururuca, o local possui muitos endereços diferentes, como os de comida de origem européia, típica de sua colonização, e o Bar de Gelo.
O viajante pode comer desde um strudel até peixes. O restaurante giratório Sierra 360°, por exemplo, serve pratos deliciosos. Já a Casa do Strudel é especializada no delicioso doce alemão. É possível escolher a opção clássica, feita com maçã, ou provar variações, incluindo receitas salgadas.
Onde ficar
A Pousada Pedras e Sonhos é cercada por enorme área verde preservada e oferece uma vista charmosa em seus chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, TV a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico.
Na propriedade, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica, a exclusivíssima Casa da Pedra, com trilha e bosque privativo. Já o restaurante Café com Arte serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.