Descubra atrações inusitadas próximas a Oslo

25 25-03:00 setembro 25-03:00 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

Oslo, capital da Noruega, serve de porta de entrada para muitas pessoas que decidem visitar o país. A cidade nórdica já é puro charme, mas vale a pena explorar suas redondezas. Pertinho de lá, é possível encontrar atrações inusitadas que deixam a viagem ainda mais legal e cultural. Confira algumas opções:

LEIA MAIS: Dois dias em Tromso
Conheça os principais parques de esculturas da Noruega

Cenário de série

Foto: Divulgação
Região de Lillehammer


Localizada a duas horas de Oslo, a região de Lillehammer ficou famosa por conta da série “Lilyhammer”, produzida pela Netflix. Os episódios mostram alguns dos cenários locais, que contam com parques nacionais, fazendas com um toque medieval e pratos deliciosos preparados com ingredientes regionais.

Bebida típica

Foto: Divulgação
Aquavit é uma das bebidas típicas da Noruega


O aquavit, destilado feito com batatas, é uma das bebidas típicas da Noruega. Em Hamar, a apenas 1h30 de Oslo, é possível fazer degustações da “cachaça nórdica”. O passeio é realizado pela fábrica Linie, que oferece visitas diárias às destilarias, além de experiências gastronômicas e tours pelas fazendas da região.

Cidade viking

Foto: Divulgação
Cidade ainda preserva características da cultura viking


A 1h40 de Oslo, Kaupang é uma das primeiras cidades que aparecem nos registros da história da Noruega. A região era tomada pelos vikings e oferecia fácil acesso à navegação a ao comércio. Atualmente, o local exibe um modelo da cidade original e uma réplica de casa viking.

Ruínas escandinavas

Foto: Divulgação
Torre de Slottsfjell


A Torre de Slottsfjell e sua imediações, em Tønsberg, são a maior ruína preservada de toda Escandinávia. O museu da cidade, que fica a aproximadamente 1h20 da capital norueguesa, permite que os visitantes conheçam e entendam mais sobre a história da região.

Independência da Noruega

Foto: Divulgação
Prédio onde foi declarada a independência da Noruega


A menos de uma hora de Oslo é possível encontrar o prédio onde foi declarada a independência da Noruega. A história de como o país deixou de ser dominado pela Dinamarca é contada no museu Eidsvoll 1814, que exibe documentos históricos e fala sobre a constituição norueguesa.

Fronteira com a Suécia

Foto: Divulgação
Halden fica na fronteira com a Suécia

A 1h30 da capital, é possível visitar o vilarejo de Halden, que já foi palco de diversas batalhas e fica na fronteira entre Noruega e Suécia. Quem quiser conhecer mais sobre a história do local pode visitar a fortaleza histórica, que foi construída no século 17.

Casa de Edvard Munch

Foto: Divulgação
Atualmente, casa de veraneio de Edvard Munch funciona como museu


O pintor norueguês Edvard Munch ficou mundialmente conhecido pela obra O Grito, atualmente exposta na Galeria Nacional de Oslo. A 1h15 da capital, é possível visitar a casa de veraneio do artista, que fica no vilarejo de Åsgårdstrand e se tornou um pequeno museu.