Crédito: Shutterstock.com

As melhores dicas para viajar no final do ano

6 de outubro de 2017

Por Maria Beatriz Vaccari

As festas de fim de ano estão chegando! Muita gente aproveita os feriados e o período de férias escolares para, enfim, viajar, mas é importante ficar de olho e planejar bem o passeio a fim de não passar nenhum perrengue. O Rota de Férias separou algumas dicas que vão te ajudar a economizar, evitar imprevistos e relaxar! Confira:

Compre com antecedência

Comprar passagens aéreas e reservar hotéis com antecedência é uma das melhores dicas para economizar nas viagens de fim de ano. Como a procura tende a ser alta, os preços começam a subir conforme outros passageiros realizam compras. O ideal é resolver tudo com 60 dias de antecedência.

Flexibilidade de datas

Ser flexível em relação às datas da viagem pode gerar ótimos negócios.  Compare os valores dos voos em dias diferentes antes de fechar a compra. Normalmente, as passagens aéreas para 24, 25 e 31 de dezembro são bem mais baratas.

Não deixe para depois

Se você já comparou preços e achou um bom negócio, a melhor opção é comprar! Os valores de pacotes, passagens aéreas e diárias de hotéis variam muito no final do ano.  Se você deixar passar, é bem provável que os preços disparem e não abaixem mais.

jet-boeing-787-take-off-fly-flight-plane
Normalmente, passagens aéreas para os dias 24, 25 e 31 de dezembro são mais baratas

Cuidado com a escolha do destino

A escolha do destino precisa de atenção dobrada nas férias de final de ano. Se você não gosta de agitação, por exemplo, o ideal é evitar praias mais populares e grandes resorts – que ficam lotados durante o período. O grande segredo é pesquisar bastante antes de definir o local.

O barato pode sair caro

Economizar é sempre bom, mas em algumas situações o barato pode acabar saindo caro. Às vezes, vale a pena pagar um pouco mais e ter mais tranquilidade durante a viagem. É importante checar se é mais vantajoso optar por voos mais longos e baratos ou pagar um pouco mais e chagar mais cedo no destino, por exemplo. O mesmo vale para hotéis mais em conta e afastados dos centros, já que o turista pode acabar gastando mais com transporte.

De olho nos horários

As rodovias registram altos números de engarrafamento durante as últimas semanas do ano. Se você for ao aeroporto, vale a pena sair de casa com antecedência para evitar imprevistos. Caso vá viajar de carro, uma boa opção é optar por horários alternativos, por exemplo, das 2h às 5h.

Carro em ordem

Os motoristas que vão viajar de carro não podem se esquecer de levar o veículo para uma revisão completa. O processo é importante para garantir a segurança nas estradas e ajuda a evitar complicações que podem quebrar o clima da viagem.