Crédito: Poswiecie via VisualHunt

Aproveite o verão no Rio de Janeiro

21 de dezembro de 2016

Por Maria Beatriz Vaccari

O verão começou e, como sempre, o clima deve esquentar no Rio de Janeiro. Se você pretende ver o Cristo de perto e caminhar por Copacabana nos próximos meses, pode começar a comemorar. Apesar de ser um período de alta temporada, a estimativa da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) é de queda nos valores das diárias de até 10% nos bairros da Zona Sul e 15% na Barra da Tijuca.

De quebra, a Cidade Maravilhosa está cheia de novidades. Vale a pena aproveitar as férias de verão para conhecer o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul. A atração conta com 28 tanques transparentes e cerca de 8 mil animais de 350 espécies diferentes. Nas proximidades, dá para fazer um passeio pela Orla Conde. O percurso com 3,5km de extensão liga o Armazém 8 do Cais do Porto à Praça da Misericórdia, onde está o Museu Histórico Nacional, na região da Praça XV.

Do outro lado da cidade, na Zona Leste, a Barra da Tijuca também promete conquistar novos (e antigos) fãs neste verão. Uma série de atrações de rua está programada para o período, como o Distrito Bossa Nova, que promove shows musicais gratuitos. E ainda dá para visitar ateliês, exposições e se jogar nas delícias dos circuitos gastronômicos.

Outro evento que agrada os fãs de programação ao ar livre é o Artes na Barra, realizado mensalmente na Avenida Paulo Goulart, entre o Hilton Hotel e o Shopping Metropolitano. Os visitantes acompanham uma exposição fotográfica, feira literária, apresentações musicais e performances artísticas.

E a farra não para quando o sol se manda. O point noturno do momento no Rio é o Coordenadas Bar, no Botafogo. O local descolado oferece pocket shows, bons drinques e pista de dança. Na região da Praça Mauá, dá para aproveitar o happy hour animado com karaokê do Jazz In. E no Centro, o musical Rio Baile Show resgata a atmosfera dos cabarets no Rio Scenarium.

Nos arredores

A região serrana de Petrópolis é a escapada ideal para quem deseja explorar os arredores do Rio de Janeiro. O evento gastronômico Petrópolis Gourmet será realizado entre 17 e 29 de janeiro com o tema “Cerveja na Panela”. Além de divulgar a tradição cervejeira da cidade, produtores e restaurantes locais vão apresentar receitas especiais.

Também na serra, Teresópolis é outra boa opção para relaxar em alto estilo. O Hotel Le Canton oferece um spa que usa produtos da tradicional L’Occitane. E nessa toada de curtir eventos na capital e relaxar nos arredores, fica difícil não se maravilhar com o Rio.