Crédito: VisualHunt.com

Aplicativos para usar durante os jogos olímpicos

26 de julho de 2016

Por Maria Beatriz Vaccari

As Olimpíadas do Rio de Janeiro devem trazer uma grande quantidade de turistas ao País. O evento, que acontece de 5 a 21 de agosto, promete reunir quase 11 mil atletas de 204 países. Voluntários, jornalistas, torcedores, integrantes e delegações também estarão envolvidos com a grande comemoração esportiva.

Quem pretende ir aos jogos ou aproveitar a alta de turistas para fazer novos amigos pode usar alguns aplicativos de smartphone. Confira os mais úteis:

Programação

Alguns apps são uma boa opção para ajudar a montar uma programação das atividades e competições que acontecem durante os jogos olímpicos. O aplicativo Rio 2016, oficial do Comitê Olímpico Brasileiro, mostra os calendários dos jogos. Também dá para conferir mapas que indicam os locais de cada atividade. Além de indicar a rota da tocha olímpica, o software também irá mostrar as principais disputas, resultados e o quadro de medalhas em tempo real.

Quem quer saber de acessibilidade pode baixar o Guiaderodas. O aplicativo é uma boa para deficientes físicos, idosos, mães com carrinhos de bebês e até pessoas com limites de locomoção momentânea. Ele reúne o nível de acessibilidade dos estabelecimentos comerciais.

Transporte

Quem não quer pegar o carro para se locomover durante os jogos olímpicos pode usar aplicativos de táxi como Easy Taxi, 99Táxis e Vá de Táxi. Também dá para optar pelos carros simples ou luxuosos do Uber.

Se a preferência for pelo transporte público é possível usar o TRAFI. O app monitora os horários e rotas dos ônibus e coletivos da cidade do Rio de Janeiro. O Moovit também é uma boa opção para quem não conhece a cidade e precisa descobrir qual linha pegar. As passagens para ir de ônibus a outros destinos brasileiros podem ser compradas com facilidade por meio do Guichê Virtual, que conta com opções para mais de 4 mil destinos nacionais.

Os aplicativos de transporte também podem ser uma salvação para os esquecidos. Se a pessoa esquecer algo importante e não tiver tempo de voltar para buscar é possível chamar um motoboy pelo aplicativo Rapiddo. O trajeto do motorista pode ser acompanhado em tempo real na tela do smartphone.

Tradução

Os tradutores podem ajudar na hora da comunicação, principalmente se a pessoa não souber falar inglês. Atualmente, é possível se virar bem com softwares como Google Tradutor e o Duolingo.