Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Hotéis

5 hotéis que protegem a fauna brasileira

5 hotéis que protegem a fauna brasileira
Crédito: Divulgação


O setor de turismo foi um dos primeiros a adotar programas de conservação – de projetos de manejo sustentável de florestas até a contenção da extinção de espécies ameaçadas. Por isso, muitos hotéis promovem o desenvolvimento sustentável em suas atividades. Conheça acomodações que cuidam da fauna brasileira.

Assine nossa newsletter com dicas semanais de turismo e ganhe um e-book exclusivo com dicas de viagem.

5 hotéis que protegem a fauna brasileira

Mirante do Gavião Amazon Lodge 

Localizado na Amazônia, às margens do Rio Negro, em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas – 2º maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de 400 ilhas –, o Mirante do Gavião Amazon Lodge apoia um dos muitos projetos ambientais da Associação de Artesãos do Rio Jauaperi (AARJ). Trata-se do “Bicho de Casco”, que protege quatro espécies de quelônios ameaçados na bacia do Rio Negro: iaçá, irapuca, tracajá e tartaruga-da-Amazônia.

Uma força-tarefa movimenta cinco comunidades ribeirinhas e exige uma dedicação contínua de quase oito meses. É preciso deslocar-se para estas zonas de desova afim de recolher os ovos e realocá-los em locais aos olhos dos vigilantes para a choca. De janeiro a março, ocorre o nascimento das tartaruguinhas, seguido de mais 30 dias de cuidados até a fase final de liberação dos filhotes por meados de abril. Anualmente, cerca de 3 mil quelônios são soltos em segurança na natureza.

Faça aqui sua reserva no Mirante do Gavião Amazon Lodge

Caiman, Pantanal

Na maior planície alagada do Planeta, no Mato Grosso do Sul, a Caiman, Pantanal é um refúgio ecológico de 35 mil hectares fundado há mais de 35 anos com a missão de conservar flora, fauna brasileira e a cultura pantaneira. Além de ter uma reserva dedicada à conservação perpétua do bioma, a RPPN Dona Aracy, o local serve de base para iniciativas pioneiras de conservação. É o caso de projetos como o Instituto Arara Azul e o Onçafari, que realizam na Caiman suas pesquisas científicas e monitoramentos de espécies.

Fundado há dez anos, o Onçafari foi precursor na proteção da onça-pintada e já realizou, inclusive, trabalhos importantes de reintrodução de animais à natureza. O êxito do projeto foi tamanho que hoje já se pode localizar no ambiente membros da terceira geração de onças resgatadas.

Faça aqui sua reserva na Caiman, Pantanal

Pousada Trijunção

Na divisa dos estados da Bahia, Minas Geais e Goiás, a Pousada Trijunção está em meio ao Cerrado . Desde sua abertura, em 2018, estimula a preservação do bioma e fomenta o turismo neste destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, conectando o hóspede com a natureza peculiar das veredas, dos rios perenes e a vasta fauna e flora.

Entre os passeios, destaca-se um eco safari em carros adaptados para observação de animais como o lobo-guará, símbolo do Cerrado. Neste caso, o tout é feito em parceria com o Onçafari, responsável pelo monitoramento, estudo e preservação da espécie na região.

Faça aqui sua reserva na Pousada Trijunção

Unique Garden

Nos limites do Parque Estadual da Cantareira, no interior de São Paulo (SP), o Unique Garden é responsável pelo Mantenedouro Conservacionista Tatiana Siaulys, criado em 2005, que recebe e abriga animais que não podem voltar para seu habitat natural por diversos fatores, desde incapacidade física até ecológica. Neste espaço são realizadas ações de educação ambiental, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer algumas das 56 diferentes espécies ali acolhidas.

Faça aqui sua reserva no Unique Garden

Txai Resort

Em toda a extensão dos mais de 8 mil quilômetros de costa brasileira, cinco espécies de tartaruga-marinha fazem das areias sua morada para desova e reprodução. Projetos como o Tamar tornaram-se mundialmente conhecidos e celebrados, assim como outras iniciativas locais, por exemplo, o Txaitaruga, do Txai Resort Itacaré, em parceria da UESC-BA.

Na Costa do Cacau (BA), o trabalho monitora as praias Itacarezinho, Patizeiro e Pompilho para garantir o andamento do ciclo reprodutivo das tartarugas-marinhas. Ele possibilitou o retorno de mais de 120 mil animaizinhos ao mar.

Faça aqui sua reserva no Txai Resort Itacaré

PLANEJE SUA VIAGEM

Agora que você já conhece alguns hotéis que protegem a fauna brasileira, é hora de planejar a próxima viagem. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.