Crédito: Divulgação

Veja 8 motivos para visitar Newcastle e região

11 de junho de 2018

Por Léo Alves

Localizada no nordeste inglês, a região de Newcastle Gateshead oferece diversas atrações para quem busca um passeio diferente na terra da rainha. O escritório de turismo do Reino Unido listou oito motivos para conhecer essa localidade inglesa.

O que fazer em Newcastle

1 – Great Exhibition of the North

Grande destaque no calendário cultural, a Great Exhibition of the North será aberta em 22 de junho, no cais de Gateshead. Durante a cerimônia de lançamento, uma ponte sobre o Rio Tyne será iluminada por drones. Uma exposição, que acontece até 9 de setembro, incluirá três percursos temáticos com a presença de guias.

Ao caminhar por eles, será possível descobrir tudo o que há de mais novo nessa parte da Inglaterra e visitar locais icônicos perto de Newcastle Gateshead. Entre eles, o BALTIC Centre for Contemporary Art e a Sage Gateshead.

2 – Gastronomia

A região reúne desde restaurantes estrelados pelo Guia Michelin até opções de comida de rua. Newcastle e as áreas próximas à cidade são um deleite para os fãs da boa mesa. Para um encontro romântico ou uma comemoração especial, o House of Tides, com duas estrelas Michelin, é uma boa pedida.

LEIA MAIS: VISITE OS BASTIDORES DE ESTÁDIOS DO FUTEBOL INGLÊS
ROTEIRO DE 2 DIAS PASSA PELO CASTELO DE WINDSOR, NA INGLATERRA

Já o Quayside, no cais, abriga locais como o Dobson & Parnell, com seu foco na cozinha britânica. Em Gateshead, o Lola Jeans, aberto recentemente, traz um cardápio do tipo “do celeiro à mesa” e uma boa lista de coquetéis. Não deixe também de dar um pulo no bairro de Jesmond para conhecer novos restaurantes, como o Cal’s Own, que serve pizza ao estilo do Brooklyn.

3 – Vida noturna agitada

As festas e as baladas de Newcastle Gateshead são agitadas. A cidade é repleta de pubs simpáticos, elegantes bares de coquetéis, casas noturnas com DJs e shows com programação variada. N]a à toa, a cidade ostenta a reputação de ser uma das cidades mais agitadas da Inglaterra.

Entre os espaços mais badalados do momento estão o Palace of Arts da Wylam Brewery, onde você pode ouvir música ao vivo e participar de eventos de comida de rua, enquanto desfruta de cervejas artesanais exclusivas.

Para tomar coquetéis em um ambiente peculiar, vá para o Alvinos, com sua variedade de máquinas de fliperama e discos de vinil. Agora, se a ideia é se divertir com um bom  cardápio de gins, o esquema é curtir a noite no Pleased to Meet You, onde você encontrará mais de 100 opções da bebida.

4 – Bairros bacanas

O centro da cidade de Newcastle é farto em bons bares e restaurantes elegantes, mas os bairros de Ouseburn e Jesmond também valem a visita. O primeiro, inclusive, foi um berço da revolução industrial em Newcastle e se transformou em um polo de criatividade nos últimos anos.

Ali está a maior galeria independente de arte, artesanato e design da região, a The Biscuit Factory. Uma vez na região, faça uma parada também no Hoults Yard, para acompanhar peças de teatro ao vivo, festivais de música e exposições de arte. E ainda dá para curtir a noite na baladinha The Cluny.

Jesmond, por sua vez, tem um clima mais elegante. Suas ruas são repletas de casas vitorianas geminadas e uma boa variedade de bares, restaurantes e lojas. No verão, a boa é fazer uma cesta de piquenique e se mandar para o Jesmond Dene, uma linda área verde.

5 – Local para fotografia

A icônica estátua Angel of the North, de Sir Antony Gormley, tem 20 metros de altura e tem 54 metros de largura. Trata-se de uma das obras de arte públicas mais fotografadas de Newcaslte. Para fazer uma foto inesquecível por lá, poste-se aos pés da estátua. Ali você verá que ela é um verdadeiro símbolo do orgulho do nordeste da Inglaterra, em meio à linda paisagem de Gateshead.

A peça completa 20 anos em 2018, e o aniversário impulsionará diversos eventos especiais. Cheque a hashtag #Angel 20 para conferir as datas e locais das atividades.

6 – Beleza natural nas proximidades

A 45 minutos da região, no Northumberland National Park, está a Dark Sky Reserve e a Muralha de Adriano (Patrimônio Mundial da UNESCO). Ambos os points são legais para caminhadas ou pedaladas. São mais de 1.000 quilômetros quadrados que envolvem uma linda paisagem campestre.

Divulgação
Northumberland National Park é uma das opções de passeio próximos a Newcastle |Divulgação

Northumberland National Park é uma das opções de passeio próximos a Newcastle

Newcastle também fica perto da costa de Northumberland. Algumas das melhores praias britânicas, contornadas por belos cenários, são encontradas por lá. Visite a Bamburgh Castle Beach ou a Cresswell Beach, que somam quilômetros de enseadas de areia.

7 – Uma cidade de contrastes

A apenas a 12 minutos de trem de Newcastle, mas com uma energia totalmente diferente, Durham é uma das cidades mais excêntricas do Reino Unido. Uma imponente catedral e um castelo dominam o horizonte da cidade, que também possui litoral e inúmeros sítios históricos e eventos.

O mais famoso deles é o Kynren, um “conto épico da Inglaterra” que será apresentado de 30 de junho a 15 de setembro de 2018. Trata-se de um show com grande produção, que conta a história de 2 mil anos da nação, envolvendo mil pessoas entre elenco e equipe.

8 – História

A menos de meia hora de carro ao sul de Newcastle, o Beamish Outdoor Museum, que conta a história da região nas décadas de 1820, 1900 e 1940, oferece oficinas interessantes, tais como as que mostram a condução de um motor a vapor ou uma cozinha no estilo da década de 1940.

Neste verão, o Alnwick Castle – a 45 minutos de carro do norte de Newcastle e usado como locação no filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e na série “Downton Abbey” – oferece uma variedade de experiências legais, como a Wizarding Week, a Medieval Week, a Knight’s Week e a Napoleonic Skirmish.