Crédito:

6 dúvidas sobre como planejar uma viagem ao exterior

11 de fevereiro de 2019

Por Redação

Viajar para o exterior é, muitas vezes, algo evitado por algumas pessoas justamente por falta de informação e por imaginar que o planejamento é muito mais difícil que a realidade. Então, separamos algumas dúvidas comuns dos viajantes no que se trata de preparar o roteiro de uma viagem ao exterior. Confira e se você também tem essas dúvidas, aproveite para saná-las!

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Dúvidas comuns sobre planejar uma viagem internacional

Confira uma lista com as dúvidas mais comuns de quem precisa planejar uma viagem ao exterior.

  1. Qual destino devo escolher?

As possibilidades são variadas e com opções para todos os gostos. Para decidir o destino, você deverá levar em consideração não apenas o local em si, mas o tempo de viagem e os custos que envolvem o roteiro completo: hospedagem, passagens, alimentação e lazer.

A data do embarque também influencia muito. A dica é sempre aproveitar a baixa temporada, mas ficando atento para que o clima do destino escolhido não seja um problema.

LEIA MAIS: 10 ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR NA BAGAGEM DE MÃO
VIAGEM IDEAL: 7 DICAS PARA PLANEJAR UM BOM ROTEIRO

  1. Dinheiro: em espécie ou cartão?

O ideal é levar uma parte em espécie e outra em cartão (débito, crédito ou travel card). Se possível, já leve a moeda trocada para caso de emergência. Caso opte por trocar no destino, escolha bancos estrangeiros, pois eles costumam oferecer melhores taxas em relação às casas de câmbio.

  1. Viajar por conta própria ou contratar uma agência?

Ao contratar uma agência você poderá economizar mais na compra de sua viagem. As agências conseguem um preço mais atrativo de passagens, hospedagens e passeios do que se você for por conta própria.

Por outro lado, com uma agência você não tem liberdade para remanejar sua viagem ou muitas vezes ficará engessado nos roteiros oferecidos. É preciso levar em consideração todos esses pontos antes de decidir.

  1. Quais documentos necessários para viajar?

O passaporte é o seu documento principal ao viajar para o exterior. Atente-se à data, pois alguns destinos exigem que o documento tenha no mínimo 6 meses de validade. Além disso, pesquise se seu destino exige visto para brasileiros. Mesmo em conexão, tem países que o requerem. Estados Unidos, China e Japão, por exemplo, exigem que o visto seja emitido e retirado antes do embarque. Outros países fornecem o documento e cobram as taxas no momento da chegada no país.

Alguns lugares podem exigir comprovante internacional de vacinas. Pesquise se seu destino tem alguma necessidade de vacina específica ou a necessidade do comprovante.

  1. É necessário saber falar inglês?

Não é necessário saber falar inglês para viajar ao exterior, porém é uma vantagem que pode ser muito útil. Dependendo do seu destino, você conseguirá sobreviver bem sem o idioma, mas saber o básico de inglês pode te salvar de situações difíceis.

Hoje, temos aplicativos de tradução e de cursos online de inglês que podem nos salvar em momentos decisivos.

  1. Como preparar a bagagem?

Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração as regras para bagagem despachadas e de mão de cada companhia aérea. Geralmente, para viagens internacionais, o viajante pode levar uma bagagem de mão de até 10 kg, que caiba no compartimento superior da aeronave, e duas bagagens despachadas de até 23 kg para a classe econômica. Verifique as informações junto a companhia escolhida.

Alguns objetos não são permitidos nas bagagens de mão e devem ser despachados, como líquidos acima de 100 ml, produtos pontiagudos ou cortantes, entre outros.

Fique atento a estas dicas e comece a planejar a sua tão sonhada viagem ao exterior. Só não se esqueça de incluir o seguro de viagem internacional para passear tranquilamente!

Escrito por Andreia Silveira, do site SeguroViagem.org.