6 dicas para evitar o extravio de bagagens nos aeroportos

12 de setembro de 2017

Maria Beatriz Vaccari

Um dos maiores pesadelos dos viajantes é o extravio de bagagens. A mala é despachada no guichê do aeroporto, mas sofre algum atraso, dano ou perda no momento do recebimento. No Brasil, aproximadamente 193.200 casos como esses são registrados anualmente, segundo o Panorama 2016, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). A Unisys, empresa de TI que atende diversas companhias aéreas, separou algumas dicas para quem quer evitar problemas com bagagens. Confira:

LEIA MAIS: As melhores dicas para arrumar as malas
Empresa oferece aluguel de malas para viagens

1 – Certifique-se de que a bagagem foi identificada para o destino correto no momento de despachá-la. Lembre-se de retirar os selos de identificação de viagens anterior para evitar confusão sobre os locais.

2 – Coloque etiquetas ou adesivos com identificação de nome, endereço e telefone para facilitar reconhecimento das malas nas esteiras. Fitas coloridas e cores vibrantes também ajudam a diferenciá-la no recebimento.

3 – Carregue documentos pessoais e de trabalho, objetos de valor monetário ou de uso, dinheiro e equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte sempre com você. Evite despachá-los na bagagem para não perdê-los em caso de extravio.

4 – Se for possível, opte por voos diretos. A maior parte dos casos de extravio de malas acontece nas conexões. Quanto maior o número de escalas, maiores são as chances da sua mala se perder pelo caminho.

5 – Ao recuperar sua mala na esteira, abra-a e confira se todos os seus pertences estão em ordem. Caso perceba a falta de algo, notifique imediatamente a companhia aérea. No caso de furtos, além de comunicar a empresa, é necessário realizar um boletim de ocorrência junto à polícia para averiguar o caso.

6 – É importante lembrar que, em caso de extravio, a companhia aérea tem um prazo para localizar e devolver a bagagem ao proprietário. Após esse limite, o passageiro deve ser indenizado.