Crédito: Suhyeon Choi on Unsplash

Veja 5 cuidados com a audição durante os voos

10 de dezembro de 2018

Por Redação

Quem pretende viajar de avião precisa tomar alguns cuidados com a audição durante os voos. Com o verão e as festas de fim de ano chegando, esse período é um dos preferidos para as férias. As idas e vindas nas aeronaves costumam causar incômodo e zumbido nos ouvidos de muitos viajantes e, para quem usa aparelhos auditivos, o desconforto pode ser ainda maior.

Por isso, a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas, preparou algumas dicas para quem pretende viajar de avião.

Cuidados com a audição durante os voos

1- Desentupir o ouvido

Durante o voo, os velhos truques de bocejar, engolir saliva e mastigar chiclete ajudam a ‘desentupir’ o ouvido. Uma dica é fazer esses movimentos para que a Trompa de Eustáquio se abra e feche. Dessa forma, é possível manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano, aliviando o incômodo e um possível zumbido.

2- Soro fisiológico

Se o passageiro estiver resfriado, com rinite ou congestão nasal, o entupimento dos ouvidos pode ser ainda maior. Aplicar soro fisiológico no nariz durante a viagem ajuda a diminuir as secreções e o desconforto.

3- Assento ideal

Quem tem problemas de audição deve escolher um assento na lateral do avião oposto ao seu ouvido com melhor escuta. Por exemplo, caso ouça melhor com o ouvido direito, o ideal é optar um lugar na janela da fileira esquerda. Dessa forma, será mais fácil ouvir as recomendações e serviços da companhia área.

LEIA MAIS: CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA EVITAR DORES NO CORPO EM VIAGENS DE CARRO OU AVIÃO
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA LIDAR COM O MEDO DE AVIÃO

4- Uso dos aparelhos

Para quem faz uso dos aparelhos auditivos, o ideal é sempre usá-los durante os pousos e decolagens. Isso é importante para evitar dores no ouvido. O incômodo nas viagens aéreas ocorre pela rápida mudança de altitude, com o avião em geral atingindo entre 10 e 12 mil metros. Assim, é possível também compreender todas as orientações dos comissários de bordo.

5- Longe dos motores

Se for possível, escolha assentos longe dos motores. Por mais que os aviões mais modernos sejam silenciosos, as áreas que ficam próximas às asas ainda não as mais ruidosas.