Álbuns
250 anos de Beethoven: siga os passos do gênio da música em Viena
- Créditos/Foto:WienTourismus/Paul Bauer
- 16/Dezembro/2020
- Paulo Basso Jr.
Ludwig van Beethoven, um dos maiores compositores da história, nasceu em Bonn, na Alemanha, mas passou boa parte da vida e faleceu em Viena. Por isso, a capital austríaca está em festa para celebrar os 250 anos do músico, comemorados nesta semana (não se sabe ao certo a data de seu nascimento, mas estima-se que tenha sido entre 15 e 17 de dezembro de 17770).
Os passos de Beethoven em Viena
Beethoven mudou-se para Viena quando tinha cerca de 22 anos. Ali, tornou-se pupilo de
Joseph Haydn e, com o tempo, desenvolveu algumas das sinfonias mais respeitadas da história. Aos 26 anos, foi diagnosticado com congestão dos centros auditivos internos, o que mais tarde o deixou surdo e bastante depressivo. Isso não o impediu, entretanto, de escrever algumas de suas maiores obras.
Hoje, quem vai à Viena pode seguir os passos de Beethoven na capital austríaca. Uma dica é começar o tour no hall de entrada do edifício da Austrian Academy of Sciences, onde o compositor celebrou, com sucesso triunfal, a premiere de sua 7ª Sinfonia.
Dali, vale a pena seguir para a House of Music, edificação de quatro andares que celebra a história da música. Um dos destaques da exposição é um mapa que revela as casas em que Beethoven morou em Viena Entre elas está a do patrono Johann Baptist Freiherr von Pasqualati (Mölker Bastei 8), onde o músico passou oito anos (entre idas e vindas para outros lugares).
A partir daí, os passos de Beethoven na capital austríaca levam para o Theatre an der Wien, onde o alemão se apresentou por diversas vezes. Ali, ele fez concertos de violino e a famosa ópera “Fidelio”. Entre 1803 e 1804, o compositor chegou a morar no teatro enquanto trabalhava em sua obra.
Museus
Alguns museus também celebram os passos de Beethoven em Viena. É o caso do Secession, que abriga o imponente “Friso de Beethoven”, homenagem de Gustav Klimt ao compositor e sua 9ª Sinfonia. A pintura tem 34 metros de comprimento e foi criada em 1902.
O Theatre Museum também merece a visita. Afinal, o edifício abriga uma sala de concertos chamada Eroica Hall, onde Beethoven conduziu a estreia na capital austríaca de sua 3ª sinfonia (“Eroica”). À época, a obra foi dedicada ao patrono Franz Joseph Maximilian, o Príncipe Lobkowitz.
Por fim, não pode ficar de fora do roteiro o Beethoven Museum. O local ocupa uma das casas em que o músico viveu na cidade. Ali, ele compôs sua 2ª Sinfonia, bem como peças de piano e sonatas de violino.
Monumento e restaurante
Repleta de praças e áreas verdes, Viena também tem um espaço do gênero dedicado ao compositor. Trata-se da Beethovenplatz, onde há uma estátua de bronze em homenagem ao gênio da música.
Para encerrar o tour que percorre os passos de Beethoven na capital austríaca, a dica é experimentar a cozinha do restaurante Ludwig van (Laimgrubengasse 22). O local, que serve pratos clássicos e modernos harmonizados com vinho, fica em uma das casas em que o músico viveu na cidade.
O que você precisa saber antes de ir a Viena
Quando planejo minhas viagens para Viena ou qualquer outro destino da Europa, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, porque ele vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e gosto mais da America Chip, que tem ótimo atendimento e nunca me deixou na mão.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Tem dois ótimos serviços que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers. Um é o Get Your Guide e o outro é o Civitatis. Ambos são muito completos.
Onde reservar: Get Your Guide e Civitatis
—