Crédito: Shutterstock.com

Canadá pretende “abolir” visto para brasileiros em 2017

1 de novembro de 2016

Por Maria Beatriz Vaccari

O governo do Canadá anunciou que pretende facilitar a entrada de brasileiros no país a partir de 1º de maio de 2017. O processo será feito por meio de uma Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA). Ela permite que algumas pessoas viagem sem a necessidade de visto.

Existem dois requisitos para poder entrar no Canada usando o sistema de eTA: ser brasileiro e já ter viajado para o país nos últimos 10 anos ou ter visto válido de não imigrante para os Estados Unidos. Quem não se encaixa nesses dois perfis terá de tirar o visto da forma convencional.

Segundo informações disponibilizadas pelo governo canadense, a autorização é associada eletronicamente ao passaporte usado para a solicitação. Portanto, não é necessário imprimir nenhum tipo de comprovante. Ela é válida por cinco anos ou até a data de expiração do passaporte (o que vier primeiro).

Como solicitar

O processo de solicitação da eTA promete ser mais rápido, barato e confortável do que o do visto canadense tradicional. O requerimento é feito de forma online e custa 7 dólares canadenses (aproximadamente R$ 17). Antes de começar é preciso ter três coisas em mãos: passaporte, cartão de crédito e um endereço de e-mail eletrônico.

O solicitante preenche um formulário online, paga a taxa e, em seguida, recebe a confirmação por e-mail sobre o seu requerimento. A maioria dos pedidos são aprovados em poucos minutos, mas o processo pode demorar até 72 horas. Em alguns casos é preciso apresentar documentos complementares para que a eTA seja aprovada.